Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 28/02/2011
EUA reivindicam mais atenção a quem sofre de doenças raras
DA EFE
Grupos de pacientes, pesquisadores e organizações de saúde dos Estados Unidos realizarão em 28 de fevereiro um dia para reivindicar mais atenção às doenças raras que afetam 250 milhões de pessoas no mundo.
A FDA (Administração de Alimentos e Remédios dos Estados Unidos) se somará aos esforços da Eurordis (Organização Europeia de Doenças Raras) no quarto dia internacional dedicado a estas doenças.
Neste ano a jornada será dedicada a denunciar as disparidades no acesso a serviços médicos e tratamento pelas pessoas com doenças raras.
A FDA ressalta que foram identificadas cerca de 7 mil doenças raras ao redor do mundo, embora só 1,1 mil estejam incluídas na Classificação Internacional de Doenças, o que dificulta seu diagnóstico.
Calcula-se que cerca de 80% das doenças raras tenham origem genética e cerca de metade afete crianças.
A definição de doença rara não é a mesma no mundo todo.
Na Europa, é considerada doença rara aquela que afeta uma pessoa a cada 2 mil habitantes, não conta com tratamento médico e o diagnóstico é feito, em média, dez anos depois do início dos sintomas.
Já nos EUA entram na categoria de doenças raras as que afetam menos de 200 mil pessoas. No país há 30 milhões de pessoas que possuem estas doenças.
Fonte: www1.folha.uol.com.br | 28.02.11
Posts relacionados
SUS pode ter prazo máximo de 30 dias para atendimento
A Câmara analisa proposta que estabelece prazo máximo de 30 dias para que as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) realizem exames diagnósticos e executem procedimentos necessários à saúde dos pacientes.
Batata Doce para gastrite
A batata oferece muitos benefícios para a saúde, inclusive é muito boa para proteger o estômago dos sintomas da gastrite. A gastrite, é uma inflamação na parede do estômago.
Câmara aprova projeto para reconstrução de mama pelo SUS
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (07) projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de cirurgia reparadora da mama pela rede de unidades integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS) nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer
Anvisa proíbe venda de lote falsificado de remédio usado contra o câncer
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e o comércio do lote B6038 do medicamento Mabthera 500 mg/50ml (Rituximabe), em todo o país, por se tratar de falsificação.







