Publicado por Redação em Dental - 28/02/2012

FUA anuncia campanha de saúde bucal

Com o passar dos anos descobertas científicas provaram que muitas doenças infecciosas têm origem na boca pela falta de uma higienização correta. Atualmente, com a evolução da medicina, a situação é bem diferente e cada vez mais as pessoas se preocupam com a saúde da boca. Com o objetivo de reforçar esse conhecimento e disseminar os cuidados necessários para que o indivíduo tenha melhor saúde por meio da prevenção, a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, tomou a iniciativa e apresentou, na manhã de ontem, a campanha "Saúde Bucal", com a finalidade de criar uma comissão que irá desencadear, futuramente, a iniciativa bucal. O encontro aconteceu no auditório do jornal e reuniu o prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi (PSDB); o prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta (PT); o presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), Carlos Alberto Muzilli; o diretor do câmpus Sorocaba da Universidade Paulista (Unip), professor Gláucio Celso Luz; o diretor da Dental Morelli de Sorocaba, Oraci de Vecchio Morelli; e a Uniodonto, representada por Elizete Wellendorf.

Lippi disse que as pessoas devem estar mais atentas à saúde bucal, inclusive as gestantes: "Qualquer quadro infeccioso pode afetar a qualidade da gestação e o bebê". Afirmou que as campanhas são importantes para divulgar cada vez mais o trato bucal, pois, como ele mesmo diz, há pessoas que escovam os dentes todos os dias, mas não corretamente. Parabenizou a iniciativa da FUA e assegurou que a Prefeitura de Sorocaba estará junto nessa campanha.

Pivetta destacou as ações desenvolvidas em Votorantim, onde cerca de 15 mil crianças participam de programas preventivos e de ações explicativas sobre como escovar corretamente os dentes. Afirmou que a união das prefeituras, universidades e instituições relacionadas à saúde da boca ajudará a potencializar a campanha, de modo que as crianças serão atingidas de maneira mais eficiente e objetiva. "A Fundação está de parabéns pela iniciativa."

Carlos Alberto, da APCD, ressaltou a importância da campanha, dizendo que toda a ação de prevenção às doenças é a melhor forma de se higienizar a boca. "É fundamental para termos cidadãos cada vez mais estimulados e saudáveis." Destacou programas da Prefeitura como essenciais para a boa educação bucal e que ainda há muito por se fazer, especialmente nas comunidades mais carentes. "A APCD ajudará de todas as formas possíveis para que essa campanha vingue."

O presidente da diretoria-executiva da FUA, Laelso Rodrigues, reiterou que a saúde bucal é muito importante para crianças, idosos e a comunidade de maneira geral. "Nós não percebíamos isso. Veja você que eu sou de 1932, numa época em que qualquer problema nos dentes a gente tinha de arrancar. A escova de dente foi inventada em 1938. Veja como a importância da saúde bucal evoluiu. Vamos fazer uma campanha da melhor forma possível."

Fonte: www.cruzeirodosul.inf.br|28.02.12


Posts relacionados

Dental, por Redação

Saiba se tomar antibiótico pode enfraquecer os dentes

Especialistas explicam se esse tipo de remédio pode abalar as estruturas dentais, manchar os dentes e até causar cárie

Dental, por Redação

Mau hálito; aprenda a controlar

Se você realmente deseja saber a causa de seu mau hálito, marque uma consulta com o dentista. Com uma avaliação de seu histórico médico e dentário e um exame bucal criterioso, seu dentista poderá identificar os responsáveis pelo mau hálito. 

Dental, por Redação

Diabetes aumenta risco de problemas bucais, alerta dentistas

Mais do que garantir um sorriso bonito, cuidar da boca significa estar em dia com a saúde do corpo. No caso de portadores de diabetes, estes cuidados devem ser redobrados.

Dental, por Redação

Campanha em Araraquara, SP, alerta sobre prevenção do câncer bucal

Começa neste sábado (5) em Araraquara (SP) a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal. Até o dia 25 de maio, moradores de todas as idades poderão fazer exames preventivos gratuitos em todas as unidades de saúde da cidade.

Dental, por Redação

Clareamento dentário não faz milagres!

Feito o estrago, nem o clareamento dental restaura a cor original dos dentes. O procedimento, que é vedete na odontologia estética, também não faz um branqueamento, esperado por muitos pacientes.

Deixe seu Comentário:

=