Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 02/06/2017

Governo suspende a venda de 38 planos de saúde de 14 operadoras no país

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) decidiu, nesta sexta-feira (2), suspender temporariamente a venda de 38 planos de saúde de 14 operadoras por causa de reclamações dos clientes. A suspensão começa a valer a partir da próxima sexta-feira (9).

Entre as operadoras, estão Caixa Seguradora (10 planos), Unimed Norte/Nordeste (3 planos) e Geap (2 planos - esta é responsável pelos planos de saúde dos servidores públicos federais. A lista com todos os planos suspensos pode ser vista no site da ANS

Os planos de saúde suspensos têm, juntos, 739,2 mil clientes. Para quem já é cliente, nada muda.

O objetivo é evitar que as operadoras vendam seus produtos a novos clientes antes de resolverem os atuais problemas.

Entre as reclamações estão problemas com a cobertura do plano, como demora no atendimento e exames negados. De 1º de janeiro a 31 de março de 2017, a ANS recebeu 14.537 reclamações contra os planos de saúde em seus canais de atendimento.

Além de terem a venda suspensa, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 250 mil.

Se melhorarem o serviço prestado e tiverem redução do número de reclamações, as operadoras poderão ter a comercialização liberada daqui a três meses, de acordo com a ANS.

Paralelamente, seis operadoras poderão voltar a comercializar 30 planos que estavam impedidos de serem vendidos. De acordo com a agência, isso acontece quando há comprovada melhoria no atendimento aos clientes.

Das seis operadoras, três foram liberadas para voltar a comercializar todos os produtos que estavam suspensos, e três tiveram reativação parcial.

Fonte: UOL Economia
 


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

ANS vai testar indicadores de qualidade de 33 hospitais

A partir de julho de 2013, com o fim da fase de testes, a avaliação será obrigatória para os hospitais das redes próprias das operadoras e opcional para os demais estabelecimentos. Veja lista das entidades

Saúde Empresarial, por Redação

Saúde amplia equipes que atuam na Atenção Básica

Foram habilitadas 42 Equipes de Saúde da Família, 865 Agentes Comunitários de Saúde, 95 Equipes de Saúde Bucal e 44 Núcleos de Apoio à Saúde da Família.

Saúde Empresarial, por Redação

SUS oferece tratamento preventivo em casa para crianças hemofílicas

O Sistema Único de Saúde (SUS) passou a oferecer em dezembro medicamento preventivo para tratamento de crianças com hemofilia grave dos tipos A e B em casa. O medicamento é indicado para quem tem até três anos de idade e tenha sangramento ou hemorragia em articulações do corpo. O remédio já estava disponível no SUS, a novidade é que agora os pais podem levar o medicamento para tratar a criança em casa. As informações são da Agência Brasil. O tratamento é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A criança toma o medicamento para repor regularmente o fator de coagulação no sangue. Com isso, previne lesões nas articulações e diminui as chances de sangramentos. Para ter direito ao remédio, a criança precisa ter cadastro em um dos 35 centros de tratamento de hemofilia - a maioria deles vinculados aos hemocentros dos Estados ou municípios. Depois de uma avaliação médica e psicológica, os pais ou responsáveis assinam termo de compromisso sobre o uso do medicamento pela criança em casa.

Deixe seu Comentário:

=