Publicado por Redação em Notícias Gerais - 13/01/2012

Governo vai cumprir meta fiscal, diz Nelson Barbosa

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse ontem que o governo vai cumprir a meta fiscal deste ano, uma economia de 3,1% do PIB.

Segundo ele, o governo voltará a reduzir as despesas com o funcionalismo federal. Em 2011, até novembro, o governo diminuiu os gastos com folha salarial do equivalente a 4,31% do PIB (Produto Interno Bruto) para 4,25%.

Isso, argumenta Barbosa, deverá neutralizar o aumento dos gastos com a Previdência Social provocado pelo reajuste de 14% do salário mínimo.

Além disso, diz o secretário, o governo espera um aumento da arrecadação de impostos, como resultado do maior crescimento da economia.

A Fazenda prevê que o Brasil crescerá entre 4% e 5% neste ano. Analistas do mercado financeiro, de acordo com pesquisa do BC, projetam expansão menor, de 3,3% em 2012.

Barbosa confirmou que técnicos já calcularam o corte do Orçamento que será sugerido à presidente Dilma Rousseff. Mas evitou adiantar números.

Segundo ele, na semana que vem, os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento) discutirão oficialmente assunto e a decisão será anunciada até o fim do mês. Nos bastidores, fala-se que o governo irá cortar R$ 60 bilhões neste ano, mais do que os R$ 50 bilhões anunciados em 2011.

Fonte:www1.folha.uol.com.br|13.01.12


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dólar recua na abertura com cautela em relação à Síria

Cresce preocupação com possível intervenção dos Estados Unidos na Síria

Notícias Gerais, por Redação

Passageiros ficam feridos após turbulência, e avião da TAM faz pouso de emergência

 Um avião da TAM fez um pouso de emergência na madrugada desta segunda-feira (2), no aeroporto de Fortaleza, após passar por uma intensa turbulência. Passageiros ficaram feridos. Ao menos 15, segundo a Infraero (estatal que administra os aeroportos), precisaram de atendimento médico.

Notícias Gerais, por Redação

Investimentos isentos de IR ganham espaço com os juros em queda

Diferentes modalidades de investimentos isentas de imposto de renda (IR) têm atraído cada vez mais brasileiros, carentes por diversificação desde o início da trajetória de queda dos juros no País.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa inicia pregão em alta, na expectativa por estímulos na Europa

O Ibovespa inicia o pregão desta segunda-feira (21) com ganhos de 0,90%, aos 59.819 pontos, segundo cotação das 10h17 (horário de Brasília), sustentado pelo otimismo com novas medidas anticrise.

Notícias Gerais, por Redação

Mercados avançam, ainda com esperança de ação do BCE

As especulações dos investidores em relação a um possível anúncio de novas medidas de estímulo à economia da Zona do Euro pelo Banco Central Europeu (BCE) estão segurando as bolsas do mundo em campo positivo.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa sobe mais de 3% seguindo bom humor externo

O clima positivo nos mercados financeiros globais, garantido pelo resultado melhor do que o esperado do mercado de trabalho americano, só fez crescer ao longo desta sexta-feira.

Deixe seu Comentário:

=