Publicado por Redação em Previdência Corporate - 27/10/2015

Grã-Bretanha faz campanha polêmica para previdência privada

Propaganda polêmica divide opiniões

Governo criou um monstro virtual para mostrar que não tem como bancar aposentadorias altas pros cidadãos. Muitos britânicos criticaram o projeto.

O governo da Grã-Bretanha, um dos países mais ricos do mundo, lançou uma campanha pra convencer a população a contratar um plano de previdência privada.

O sonho de uma aposentadoria tranquila à beira-mar. Não passa disso mesmo: um sonho. Como no Brasil, no Reino Unido, aposentado tem que contar cada centavo. E rebolar, para o dinheiro não acabar antes do fim do mês.

A brasileira Perpétua, de 67 anos, vive em Londres há 39. Ela dorme em um colchão. Divide o quarto com uma amiga e o sobrinho da amiga. Perpétua recebe 600 libras por mês de aposentadoria, uns R$ 3,5 mil por mês. Parece um bom dinheiro no Brasil. Mas em um país muito mais caro, não dá para pagar o aluguel do quartinho.

“Economizar o máximo que pode pra poder comprar comida, pagar aluguel e outras coisas mais”, diz a aposentada Perpétua Castro.

Sustentar os aposentados é um desafio para qualquer governo, já que as pessoas estão vivendo mais: há cada vez mais aposentados e por mais tempo. O governo britânico tenta resolver o problema de um jeito um tanto controverso.

Daqui a três anos, toda empresa terá que adotar planos de previdência privada para seus funcionários. Os pequenos empresários reclamam que o sistema é muito complexo e não conseguem se adequar.

Para divulgar o projeto, o governo criou um monstro virtual. Em um comercial de tv, ele passeia pelas ruas e é ignorado. A mensagem é que as aposentadorias são um enorme problema, mas muitos trabalhadores e patrões não estão percebendo. Entendeu? Achou graça? Muitos britânicos, não. Acham que o governo deveria criar um sistema mais acessível, em vez de fazer gracinha com bicho de desenho animado.

Afinal, de cada seis aposentados britânicos, um vive na pobreza, segundo uma organização não-governamental. E isso não é nada engraçado.

Fonte: Portal G1


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Quando pedir portabilidade de plano de previdência

Veja como funciona a portabilidade, quando ela é vantajosa e como escolher para qual plano migrar

Previdência Corporate, por Redação

Conselho de Previdência Social fará reunião nesta quinta-feira

O Conselho de Previdência Social (CPS) da Gerência Executiva do INSS em Maceió realiza reunião na tarde desta quinta-feira, 28 de fevereiro, a partir das 14h30, no edifício sede, localizado na Rua Engenheiro Roberto Gonçalves Menezes, 149, Centro.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada tem o maior crescimento desde 2003, diz jornal

O cenário de juros baixos atual e o alto nível de emprego no País fizeram com que, em 2012, arrecadação do mercado de previdência privada tivesse o maior crescimento desde 2003, de acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo publicadas nesta quarta-feira.

Previdência Corporate, por Redação

Com atraso, INSS libera consulta ao novo valor da aposentadoria

Com atraso, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) libera nesta segunda-feira (21), a consulta ao novo valor da aposentadoria. O beneficiário que quiser saber para quanto subiu sua grana recebida do governo deve acessar o site da Previdência - veja o passo a passo no quadro abaixo.

Previdência Corporate, por Redação

Beneficiários do INSS podem consultar tramitação de processos pela internet

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem consultar pela internet a tramitação e o resultado de recursos de processos administrativos na Previdência Social solicitados por meio do e-Recursos, implantado em janeiro, em alguns estados brasileiros, para informatizar o sistema.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada crescerá 25%

A carteira de investimentos administrada pela indústria de previdência privada deve crescer 25% em 2012 sobre 2011, alcançando R$ 330 bilhões, disse o vice-presidente da FenaPrevi e diretor-executivo de Investimento e Previdência do Itaú Unibanco, Osvaldo Nascimento.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência tem 2ª melhor arrecadação da série histórica

A Previdência Social registrou, no mês de abril, a segunda melhor arrecadação da série histórica (excluindo os meses de dezembro, quando há impacto do 13º salário) do setor urbano.

Deixe seu Comentário:

=