Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 06/08/2013

Hospital da Criança do RJ promove visitas virtuais com tablets

Devices conectados via rede 3G são usados para videoconferência entre doador e receptor, geralmente membros da mesma família

O Hospital Estadual da Criança, no Rio de Janeiro, está utilizando tablets conectados para promover encontros virtuais entre doadores e receptores de órgãos operados na instituição. A Visita Virtual, como é chamada, funciona por meio de um aplicativo que funciona por meio de redes de dados 3G.

Um tablet é posto à disposição do paciente transplantado no CTI e outro no quarto do doador. Segundo o médico Lúcio Abreu, responsável pela área de Qualidade do Hospital Estadual da Criança, a visita virtual melhora a ansiedade do doador, normalmente pai, mãe ou irmão do paciente, e ajuda na qualidade da recuperação de ambos.

É o caso do argentino Elio Felix Capeletti, de 53 anos, que doou um rim para o filho Martin Gabriel Capeletti Siqueira, de 11 anos. Devido ao período de recuperação pós-transplante, que impedia os pacientes de caminharem nos primeiros dias depois do procedimento, a direção da unidade preparou promoveu um encontro virtual entre pai e filho por meio de tablets.

O encontro foi considerado tão bem sucedido que a Visita Virtual se tornou protocolo do hospital, e será repetido sempre que houver um transplante intervivos.

Inaugurado em 4 de março desse ano, o Hospital Estadual da Criança é a primeira unidade do Rio de Janeiro voltada para atendimento pediátrico referenciado. Em quatro meses, o hospital já realizou 473 cirurgias, sendo oito transplantes; 816 procedimentos, mais de 2.100 atendimentos ambulatoriais e 1.463 exames.

Fonte: www.saudeweb.com.br


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Vacinação contra a gripe é prorrogada até 10 de maio

Vacinação contra a gripe é prorrogada até 10 de maio

Saúde Empresarial, por Redação

Aprovado projeto que amplia atendimento às vítimas

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (5) o Projeto de Lei 60/99 que determina o atendimento imediato e multidisciplinar das vítimas de violência sexual.

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil vai produzir primeiro biológico 100% nacional

Anvisa concede registro para fabricação de medicamento contra artrite reumatoide desenvolvido a partir de parceria entre laboratórios públicos e privados

Saúde Empresarial, por Redação

Muda regra de plano de saúde de aposentado e demitido

Entram em vigor nesta sexta-feira (1º) as novas regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para planos de saúde envolvendo aposentados ou demitidos sem justa causa.

Saúde Empresarial, por Redação

Exame que detecta anemia falciforme entra na lista de pré-natal do SUS

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (8) a inclusão do exame de eletroforese de hemoglobina na lista de procedimentos pré-natais realizados no SUS (Sistema Único de Saúde).

Saúde Empresarial, por Redação

Plano de saúde: Proteste quer pesquisa de satisfação do usuário em 2012

A Proteste - Associação de Consumidores enviou contribuições à Consulta Pública 46 da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que trata da revisão dos indicadores componentes do IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar), do Programa de Qualificação de Operadoras.

Deixe seu Comentário:

=