Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 14/01/2011

Luz artificial pode afetar qualidade do sono, pressão sanguínea e diabetes

A exposição à luz elétrica antes de dormir pode interferir na qualidade do sono, na pressão arterial e no risco de diabetes.

É o que sugere um novo estudo conduzido por pesquisadores do Hospital Brigham and Women's e da Escola de Medicina de Harvard, EUA. A pesquisa será publicada no "Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism", periódico da Sociedade de Endocrinologia dos EUA.

Segundo o estudo, a luz do quarto pode afetar os níveis de melatonina e interferir em processos fisiológicos controlados por esse hormônio, como o sono e a regulação da temperatura, da pressão sanguínea e dos níveis de glicose.

A melatonina é produzida durante a noite pela glândula pineal, localizada no cérebro. Além de regular o ritmo circadiano (sono e vigília), já se mostrou que o hormônio pode baixar a pressão sanguínea e a temperatura do corpo, e ser usado como alternativa no tratamento de insônia, hipertensão e câncer.

O estudo buscou avaliar se a exposição à luz do quarto durante a noite poderia inibir a produção de melatonina.

Para isso, foram avaliados 116 voluntários, entre 18 e 30 anos, que ficaram expostos à luz do quarto ou a uma luz mais fraca durante as oito horas que precedem o sono, por cinco consecutivos.

Um cateter intravenoso foi aplicado no antebraço dos participantes para realizar a coleta periódica do plasma sanguíneo e fazer a medição dos níveis de melatonina.

Os resultados mostraram que a exposição à luz do quarto reduzia em mais de 50% os níveis de melatonina.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 14.01.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

ConsultaClick ultrapassa 1 milhão de consultas disponíveis

Fundado em 2010 pelo médico João Paulo Nogueira Ribeiro, o ConsultaClick ultrapassou o número de 1 milhão de consultas online disponíveis. Qualquer pessoa pode agendar um horário com seu médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, entre outras especialidades por meio do site.

Saúde Empresarial, por Redação

Samaritano aumenta produtividade com implantação de tablets à beira do leito

O Hospital Samaritano, de São Paulo, alcançou aumento de produtividade com a implantação de tablets à beira do leito. O resultado faz parte do projeto de aprimoramento da instituição para aumentar a segurança do paciente e promover melhores condições de trabalho iniciado em 2008.

Saúde Empresarial, por Redação

Médicos questionam quebra de patente defendida por Dilma na ONU

Nesta semana, a presidente Dilma Rousseff defendeu, em reunião de alto nível com chefes de Estado, em Nova York, que as doenças crônicas não transmissíveis podem motivar quebra de patentes de remédios, assim como aconteceu com medicamentos contra a Aids.

Deixe seu Comentário:

=