Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 08/10/2015

Nutricionistas alertam que mel não é tão saudável quanto se pensa

Um novo estudo aponta que o mel, considerado uma alternativa ‘natural’ para o açúcar refinado, não é tão saudável quanto se pensa. Segundo a responsável pelo estudo, Susan Raatz, “mel é considerado mais ‘natural’, enquanto o açúcar refinado e o xarope de milho são vistos como processados. Queríamos descobrir se eles eram diferentes, mas, quimicamente, eles são muito, muito similares”, diz a pesquisadora.

A pesquisa, que foi publicada no Journal of Nutrition, afirma que o mel tem o mesmo efeito no corpo que o açúcar refinado e o xarope de milho rico em frutose, um adoçante barato e amplamente utilizado.

Para realizar o estudo, os pesquisadores compararam o efeito do mel, do açúcar de mesa e do xarope de milho em 55 voluntários. Foi-lhes pedido que consumissem uma dose diária de 50g de um dos três adoçantes, durante duas semanas.

Ao fim do período de pesquisa, os resultados demonstraram que os três adoçantes tiveram o mesmo efeito sobre os participantes. O nível de triglicerídeos, um lipídio que pode aumentar o risco de doença cardíaca, tinha subido em todos os voluntários, independentemente do adoçante escolhido.

O mel tem sido apontado como uma alternativa saudável porque pode fornecer nutrientes que não existem no açúcar, como a vitamina B. Embora isso seja verdade, nutricionistas alertam que os benefícios do alimento só são efetivos quando ele é consumido em quantidades muito pequenas, portanto, o mel não deve ser considerado uma escolha saudável. Além disso, uma colher de chá de mel contém 23 calorias e 6g de açúcar, o que é bastante se compararmos com uma colher de chá do próprio açúcar, que contém 16 calorias e 4g de açúcar, embora o mel seja mais doce e permita que o consumidor adicione uma menor quantidade para obter um sabor doce.

Fonte: Portal APCD


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Hospital de São Paulo pesquisa tratamento para três tipos de câncer

O Hospital A.C. Camargo, referência no tratamento contra o câncer, iniciou uma pesquisa para identificar padrões nas células tumorais de pacientes com câncer.

Saúde Empresarial, por Redação

Entram em vigor novas regras para planos de saúde no país

Entrou em vigor no domingo (1º) a resolução da Agência Nacional de Saúde (ANS) que amplia a lista de procedimentos que devem ter cobertura obrigatória pelos planos de saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Microcity quer expandir atuação em saúde

Segundo o diretor comercial e de parcerias da Microcity, Marcelo Rodrigues, a companhia possui estimativa de crescimento de 20% atrelada a um faturamento de R$100 milhões

Deixe seu Comentário:

=