Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/08/2012

País terá 4 milhões de empreendedores individuais até 2014, projeta Sebrae

O número de empreendedores individuais (EIs) – empresários com faturamento bruto de até R$ 5 mil por mês – deve chegar a 4,3 milhões em julho de 2014 e superar o total de micro e pequenas empresas, que hoje são maioria no Brasil. A projeção é de um estudo do Sebrae Nacional, serviço de apoio à micro e pequena empresa, divulgado nesta quinta-feira (2). 

Atualmente, há cerca de 2,5 milhões em todo o país. Ainda segundo o estudo,  em 2022, o volume de empreendedores individuais vai alcançar a marca dos 8 milhões.

“Este é o novo empreendedor brasileiro, que aproveita as oportunidades de negócio, valoriza e recomenda a formalização”, considera o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

“Mais importante ainda é o fato de que o empreendedorismo cresce mesmo com o alto nível de emprego no país. Ou seja, abrir um negócio é alternativa e não questão de sobrevivência”, completa Barretto.

Acesso a crédito e a nota fiscal foram principais motivos para a formalização

De acordo com o estudo, o novo grupo de empresários trabalha em casa, principalmente em atividades de comércio ou serviços. Em geral, não têm outra fonte de renda e buscaram a formalização para ter acesso ao CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e à nota fiscal. Os novos empreendedores pretendem crescer e faturar mais de R$ 60 mil por ano.

O levantamento mostra que 94% dos empreendedores individuais recomendam a formalização. Sobre o principal motivo para a adesão, 69% apontaram os benefícios adquiridos relacionados aos seus negócios, entre eles, ter uma empresa formal, emitir nota fiscal, facilidade de abertura do negócio, acesso a crédito, e venda de seus produtos a outras empresas.

Outros 31% indicaram o acesso a benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) como razão para se formalizar.

Fonte: Uol


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Seguradoras lançam princípios de sustentabilidade em parceria com a ONU

Foram lançados nesta terça-feira (19) os princípios de sustentabilidade em seguros da Unep FI (United Nations Environment Programme Financial Initiative), entidade criada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Notícias Gerais, por Redação

INSS paga benefícios para quem tem cartão final 2

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paga nesta segunda-feira o benefício para os aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo e que possuem cartão com final 2, desconsiderando o dígito.

Notícias Gerais, por Redação

Contribuinte deve ficar atento ao prazo para corrigir pendências na declaração

Os contribuintes devem ficar atentos ao prazo para corrigir eventuais pendências na declaração do Imposto de Renda, para não cair na malha fina.

Deixe seu Comentário:

=