Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/01/2014

Pequenos negócios criam mais de 1 milhão de empregos em 2013, diz Sebrae

Os pequenos negócios, aqueles que faturam até R$ 3,6 milhões bruto por ano, responderam pela criação de 1.041.593 postos de trabalho no acumulado de janeiro a novembro de 2013, segundo o Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

 Com essas contratações, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 88,3% do total de empregos formais gerados no país nesse período, contra 81,5% em 2012, de acordo com a entidade.

"São cerca de 8 milhões de micro e pequenas empresas no país que representam uma porta de entrada para o mercado de trabalho", afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Apenas em novembro de 2013, os pequenos negócios foram responsáveis pela geração de 91,5 mil vagas, o que equivale a um crescimento de 7% se comparado com o mesmo mês de 2012.

Já as médias e grandes empresas e a administração pública, de acordo com a entidade, extinguiram quase 47,5 mil vagas no mesmo período.

A proximidade do mês com as festas de fim de ano fez com que o comércio liderasse, em novembro, as contratações, segundo o Sebrae.

 O setor apresentou um saldo líquido de 83 mil postos de trabalho, mais do que o dobro do saldo de empregos na área de serviços, que foi de 37,9 mil contratações.

"As férias de final de ano também movimentam muito esse último setor [serviços]. Mais da metade dos empregos gerados foram em alojamentos, restaurantes, bares e lanchonetes", afirma Barretto.

Segundo o Sebrae, a região Sudeste teve o maior número de contratações: 33,7 mil empregos criados, seguida pelo Nordeste, com 33 mil novos postos.

No Sul, foram registrados 22,5 mil novos trabalhadores, enquanto o Norte empregou 4.202 pessoas. A região Centro-Oeste foi a única com saldo negativo de empregos nas micro e pequenas empresas, com 1.898 postos de trabalhos a menos.

Os dados divulgados pelo Sebrae fazem parte do levantamento mensal que a entidade faz com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

INSS paga benefícios para cartões de final 1 e 6 nesta quarta-feira

Os aposentados e pensionistas segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem acima do piso previdenciário de um salário mínimo terão seus benefícios de dezembro depositados a partir de quarta-feira, de acordo com informações da assessoria de imprensa do INSS.

Notícias Gerais, por Redação

Microsseguro poderá ser vendido pela internet e pelo celular

As seguradoras deverão começar a vender, até o fim deste ano, os chamados microsseguros. Esses produtos, voltados para a população de baixa renda, poderão ser vendidos por meios remotos, como internet, celular e maquininhas de cartão de crédito, além de bancas de jornal e vendedores de porta em porta.

Notícias Gerais, por Redação

Profissionais são a favor das redes sociais no trabalho; mas reconhecem impacto

Twitter, LinkedIn, Flickr, FourSquare, Facebook. Já não há mais como negar que as redes sociais vieram para ficar em nossas vidas. A grande polêmica sobre o assunto, porém, é até que ponto essas mídias, para o uso pessoal, são aceitas no ambiente profissional.

Notícias Gerais, por Redação

Jovens estão otimistas quanto ao cenário econômico do Brasil em 2012

Os jovens brasileiros, aparentemente, estão otimistas em relação ao cenário econômico do País para 2012. Quase 70% deles acreditam que a economia brasileira terá um crescimento relevante este ano.

Deixe seu Comentário:

=