Publicado por Redação em Dental - 03/09/2015

Pesquisa: adolescentes não escovam dentes diariamente

É normal que nessa fase haja um descuido com a higiene em geral, mas uma boa conversa e consulta com especialista são fundamentais

Adolescente é rebelde, não só quando quer sair e voltar tarde, como na hora de escovar os dentes. Uma pesquisa feita pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em Portugal, revelou que 20% dos adolescentes não escovam os dentes diariamente e apenas um em cada quatro escova os dentes duas ou mais vezes ao dia.

Segundo a professora de odontopediatria da Faculdade de Odontologia da USP, Mariana Minatel Braga, os problemas bucais mais comuns na adolescência são cárie e gengivite, resultados desse descuido com a higiene. “Muitas vezes, era uma criança que não tinha essas doenças e passam a apresenta-las devido às mudanças típicas da adolescência e da gradativa passagem de responsabilidade do pai para o filho”, diz.

Por outro lado, sabe-se que uma criança que teve cárie na infância tem maior probabilidade de ter cárie também na adolescência. “Isso é compreensível, pois a os maus hábitos ligados à saúde bucal tendem a perpetuar de uma fase para a outra, podendo, inclusive, se agravar na adolescência”, afirma Mariana.

Segundo a especialista, em relação às doenças gengivais, a adolescência pode ser uma fase em que tais problemas sejam facilitados em função das alterações hormonais. Entretanto, sem biofilme dental (placa), eles não ocorrem. “Além dos hormônios (que são facilitadores), deve haver descuido com a higiene, caso contrário, não ocorreriam tais tipos de manifestações”.

Melhor abordagem

A melhor abordagem para que o jovem cuide da sua saúde bucal é fazer com que ele se sinta e, de fato se torne, parte integrante do processo saúde-doença no qual está inserido. Ele precisa saber que é o responsável pela saúde bucal e que suas ações (ou falta delas) podem ser responsáveis pelo desequilíbrio do processo saúde-doença. “Quando ele estiver consciente disso, certamente colaborará melhor e atuará melhor frente ao mesmo. Assim, ele deve se reconhecer como peça fundamental do processo e sem ele, qualquer sucesso será intangível”, diz Braga.

Além da saúde bucal

Mariana Braga é a coordenadora da clínica de odontohebiatria da FOUSP, especialidade dedicada aos adolescentes. “Atendemos adolescentes de 10 a 18 anos e tentamos realizar o atendimento odontológico integral para ver além dos problemas biológicos/odontológicos e transcender para questões psicológicas e éticas”, explica.

O dentista, ao longo do seu contato do adolescente, tem como maior desafio criar vínculo com seu paciente. “Uma vez estabelecido o vínculo, o adolescente passará a ter mais confiança no profissional e questões como drogas e bebidas podem vir ‘naturalmente’ à tona. Outras vezes, mesmo o adolescente não declarando verbalmente o uso de drogas e comportamentos de risco, mudanças comportamentais bruscas podem ser perceptíveis ao longo do atendimento/acompanhamento”, afirma Mariana.

Nesses casos, há a questão de como abordar o assunto com os pais. “Nos meus anos de experiência trabalhando com adolescentes, a melhor estratégia tem sido dividir essa reponsabilidade com o próprio adolescente, estimulando-o a conversar com os pais. Assim, o dentista não sai como o vilão ou dedo-duro e também não fica omisso a um problema identificado”.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Ronco, impotência, sobrepeso; combata com saúde bucal

A idade vai chegando e o homem ganha cada vez mais intimidade com três inimigos: sobrepeso, ronco e impotência. Os três estão relacionados, um pode piorar o outro e a saúde bucal também está ligada a eles.

Dental, por Redação

Implantes garantem sorriso novo em uma hora

Pode esquecer a dentadura. Em uma hora já é possível sair do dentista com próteses novas. Técnicas mais modernas de reabilitação oral recuperam a dentição com tratamentos menos invasivos, resultados rápidos e sem dor. 

Dental, por Redação

Prevenção é o melhor meio de preservar os dentes até a terceira idade

Segundo dados do Programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, idosos têm quase 26 dentes extraídos em média por pessoa, e três a cada quatro idosos não possuem nenhum dente funcional.

Dental, por Redação

Escova gasta pode danificar dentes e gengiva

Não existe um prazo exato para trocar a escova de dentes, tanto que elas não vêm com prazo de validade na embalagem.

Dental, por Redação

Bruxismo é associado ao estresse em 100% dos casos

Acordar com dor de cabeça ou na mandíbula pode ser sinal de bruxismo. Muitas pessoas apertam e rangem os dentes enquanto dormem, um problema progressivo que pode desgastar e até mesmo amolecer os dentes.

Dental, por Redação

Chance de cura de câncer bucal dobra com diagnóstico precoce

Se diagnosticado precocemente, as chances de cura do câncer bucal são de 60% em média. Quando a doença é descoberta em estado adiantado, esse número cai para 30%.

Dental, por Redação

Fique em forma para ter dentes e gengiva saudáveis

A rotina de exercícios pode ajudar mais do que apenas sua cintura.

Dental, por Redação

Tratamento de canal salva dentes

O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido.

Deixe seu Comentário:

=