Publicado por Redação em Dental - 21/08/2015

Pesquisa aponta que subprodutos de bactéria periodontal podem reativar HIV latente

Bactéria periodontal

Pesquisadores da Case Western Reserve University, na cidade de Cleveland, Ohio, nos Estados Unidos, descobriram que subprodutos de bactérias envolvidas em periodontite são capazes de reativar HIV em células dormente e causar a reprodução do vírus. Essas conclusões têm a possibilidade de auxiliar na explicação do por que pacientes soropositivos com periodontite severa têm elevados níveis de vírus residuais na saliva e no plasma, inclusive, sugere aos pacientes portadores do vírus HIV, pois pode ser muito benéfico à saúde no tratamento de periodontite.

Recentemente publicado, o Virology Journal mostra um estudo onde pesquisadores examinaram os ácidos graxos de cadeia curta em patogenias periodontais. Eles observaram que cinco desses ácidos graxos de cadeia curta de duas bactérias predominantes, estão envolvidos na ativação de células dormentes de HIV- 1, são as denominadas Porphyromonas gingivalis e Fusobacterium nucleatum.

Segundo o co-investigador e professor assistente da Escola de Medicina Oral da universidade, Fengchun Ye, todos os seres humanos tem uma reserva de células dormentes que são avivadas para acabar com as inflamações do corpo. Portanto, em contraste às pessoas saudáveis, tais células podem obter células de HIV-1 em pacientes com o vírus. Então, os subprodutos bacterianos tâm a função de agir como um carregador de pilhas descarregadas.

As descobertas colaboraram para um melhor entendimento do pouco pesquisado micro bioma no HIV e reforça a ideia de que o tratamento preventivo de infecções bacterianas é de suma importância em pacientes soropositivos.

O estudo intitulado: “Ácidos graxos de cadeia curta potencializam indução de células de HIV-1 dormentes ao ativar o P-TEFb e modificações multiplas do histone”(Short Chain Fatty Acids Potently Induce Latent HIV-1 in T-cells by Activating P-TEFb and Multiple Histone Modifications), foi publicado no Virology Journal, edição de janeiro.

Fonte: Dental Tribune


Posts relacionados

Dental, por Redação

Saúde Bucal: municípios têm até 31/3 para aderir a programa de qualidade

Os gestores municipais e estaduais dispostos a promoverem a melhoria do atendimento prestado à população na área da saúde bucal têm até o dia 31 de março

Dental, por Redação

Refrigerantes podem ser um problema para a saúde bucal

Nas diversas regiões do Brasil, as pessoas usam palavras diferentes para identificar um refresco adocicado e gaseificado -- o refrigerante. Porém, não importa o nome que se use, trata-se de algo que pode provocar sérios problemas de saúde bucal.

Dental, por Redação

Importância da saúde bucal

O ideal é que as pessoas sejam bem orientadas quanto aos seus aspectos individuais para que aí sejam estabelecidas as regularidades das visitas. Em âmbito geral, é importante que as pessoas visitem o dentista pelo menos uma vez ao ano.

Dental, por Redação

Perdi um dente, e daí?

Não subestime a importância de cada dente na qualidade do seu sorriso. Até mesmo os dentes que ficam na região posterior de nossa boca são importantes.

Deixe seu Comentário:

=