Publicado por Redação em Notícias Gerais - 19/07/2011

PL eleva a responsabilidade do empreiteiro sobre edifício para o dobro do tempo

SÃO PAULO – A Câmara dos Deputados avalia a proposta que aumenta para dez anos o prazo de responsabilidade do empreiteiro pela solidez e segurança dos edifícios. Atualmente, as construtoras são obrigadas a reparar os defeitos dos prédios apenas durante cinco anos após findada a construção.
 
O Projeto de Lei 243/11, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), altera o Código Civil (Lei 10.406/02), conforme informações da Agência Câmara.
 
O autor do texto argumenta que não há justificativa técnica para que a responsabilidade  pela solidez e pela segurança da obra se limite a cinco anos. "O estado em que se encontra a construção civil brasileira permite e requer que esse prazo seja alongado", defende.
 
Qualidade da obra
O PL de Sandes Júnior é igual ao Projeto de Lei 4.749/09, apresentado pelo ex-deputado Celso Russomano (PP-SP) na última legislatura.
 
Os cinco anos previstos atualmente, segundo Russomano, não são suficientes para garantir a qualidade da obra. Determinados materiais de baixa qualidade conseguem resistir ao prazo legal, mas se deterioram após período.
 
"Uma forma de garantir que o material usado seja exatamente aquele do memorial descritivo – e não um material de baixa qualidade – é aumentar o prazo de garantia e de responsabilidade direta do construtor, salvaguardando o consumidor", completa.
 
Trâmite
O Projeto de Lei 243/11 está apensado ao PL 4.749/09 e será analisado pelas comissões de Densevolvimento Urbano e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 19.07.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Capitalização devolve à economia R$ 3,5 milhões por dia

Com arrecadação de R$ 16,5 bilhões em 2012, o mercado de capitalização cresceu 17,6%, em comparação com 2011.

Notícias Gerais, por Redação

Mantega diz que economia terá resultados melhores em 2013

Brasília – A economia brasileira deverá crescer este ano entre 3% e 4%, estimou hoje (30) o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao participar do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa opera com leve alta, buscando recuperar perdas da véspera

Contrariando as notícias de deterioração da economia internacional, o Ibovespa opera em alta nesta sexta-feira (22) e procura recuperar parte das perdas registradas na véspera, num movimento de repique.

Notícias Gerais, por Redação

Copom se reúne para discutir Selic; expectativa é de queda

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) inicia na tarde desta terça-feira a primeira reunião do ano para definir a taxa básica de juros, também conhecida como Selic porque é a taxa que remunera os títulos públicos depositados no Serviço Especial de Liquidação e Custódia (Selic).

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa fecha com leve baixa e perde 7% na semana

A Bolsa de Valores brasileira teve uma das piores semanas do ano, com perdas acumuladas de 6,9% desde a sexta-feira passada.

Deixe seu Comentário:

=