Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/01/2014

Postos repassaram todo reajuste da gasolina aos consumidores

O reajuste da gasolina nas refinarias da Petrobras foi integralmente repassado para o consumidor. Segundo dados do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o aumento nos postos foi de 4,04% em dezembro.

A estatal reajustou seus preços no final de novembro: em 4% na gasolina e 8% para o diesel.

Em geral, o aumento nas bombas dos postos sempre é menor, já que não inclui impostos e o álcool, que tem um valor inferior, e é misturado em 25% à gasolina. Mas não foi o que ocorreu desta vez.

Um dos motivos é que o etanol avançou 4,83% em dezembro. Tanto a gasolina como o álcool já haviam registrado alta em novembro ±de 0,63% e 0,94%.


PASSAGEM AÉREA

Outro foco de aumento do grupo transporte na inflação de dezembro veio das passagens aéreas, que subiram 20,13% com alta temporada e as festas de final de ano.

O item, ao lado da gasolina, são os de maior peso no IPCA. O combustível teve um peso de 0,15 ponto percentual e as tarifas aéreas, de 0,12 ponto percentual.

Somados os dois impactos (0,27 ponto), chega-se pouco menos de um terço do índice fechado de dezembro (0,92%).

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Menos juros e mais crédito

Os reflexos dessa mudança sobre nossa economia são positivos e permitem que o governo continue ganhando fôlego para fazer os investimentos de que o nosso país precisa.

Notícias Gerais, por Redação

Com rumores de captação em iene, Banco do Brasil lidera altas do Ibovespa

As ações do Banco do Brasil (BBAS3) são destaque de alta no pregão dessa quarta-feira (18). Às 16h24 (Horário de Brasília), os papéis subiam 6,43%, aos R$ 19,37 - liderando a ponta compradora dentre os ativos que compõem o Ibovespa.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil Maior: plano precisa ser mais que um pacote, diz Fecomercio-SP

O Conselho Superior de Economia da Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) abordou em um debate na manhã da última quinta-feira (19),

Notícias Gerais, por Redação

Dólar alto pressiona preço de eletrônicos

Em plena época de negociações para o reforço dos estoques para o Natal, redes varejistas brasileiras e fabricantes de eletrônicos enfrentam verdadeiras batalhas para lidar com a alta do dólar.

Deixe seu Comentário:

=