Publicado por Redação em Previdência Corporate - 05/01/2015
Previdência privada tem função de completar a social
O presidente da Federação Nacional da Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), Osvaldo Nascimento, afirma que, como o próprio nome diz, “a previdência complementar vem para completar a social”. “A previdência complementar e as coberturas de seguros complementam as coberturas previstas na previdência social. Temos que lembrar que dificilmente um cidadão receberá pelo teto em função das regras de cálculo e do fator previdenciário. Neste contexto, o cidadão deve utilizar a previdência complementar e as coberturas de seguros para complementar os benefícios sociais e nunca para substitui-los, visto que as contribuições sociais são obrigatórias”, destaca Nascimento.
Segundo o presidente da Bradesco Vida e Previdência, Lúcio Flávio de Oliveira, não é adequado fazer uma comparação.
“A Previdência Social funciona no regime de repartição simples, o que significa que as contribuições sobre os salários dos trabalhadores ativos, bem como sobre a folha de pagamento das empresas, pagam os benefícios aos inativos. A lógica do modelo é, portanto, a de transferência de renda”, explica Oliveira.
“ Por outro lado, a previdência privada funciona no regime de capitalização, no qual a aposentadoria de cada trabalhador é custeada pela capitalização prévia dos recursos de suas próprias contribuições, feitas durante a sua vida laborativa”, esclarece Oliveira.
Fonte: www.otempo.com.br
Posts relacionados
Previdência Corporate, por Redação
Pela primeira vez, gestores do Ministério da Previdência Social participaram de encontro com o titular da pasta para avaliar os resultados do Plano de Ação Integrado (PAI), documento que enumera ações e objetivos a serem alcançados pelo MPS até o fim do ano.
Previdência Corporate, por Redação
Carteira registrou R$ 343,1 bi em janeiro de 2013, alta de 25,28% comparada com o mesmo mês de 2012
Previdência Corporate, por Redação
Ainda que o mais recomendado seja que o contribuinte faça sempre uma análise comparativa entre as diferentes modalidades, declarar o Imposto de Renda em conjunto raramente costuma ser a opção mais vantajosa para o casal, segundo consultores ouvidos pelo G1,
Previdência Corporate, por Redação
O governo federal arrecadou R$ 116,066 bilhões em impostos e contribuições em janeiro, resultado recorde, segundo a Receita Federal informou nesta segunda-feira.
Previdência Corporate, por Redação
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inaugurou nesta terça-feira (13), mais uma Agência da Previdência Sócia, desta vez, em Monte Santo de Minas, no sul do estado.
Previdência Corporate, por Redação
Se aposentar com uma renda satisfatória é o desejo de muitas pessoas. Mas a Previdência Social, na maioria da vezes, não consegue garantir uma renda compatível com o seu padrão de vida
Previdência Corporate, por Redação
A Receita Federal deposita, a partir desta segunda-feira (16), o pagamento de quatro lotes residuais do Imposto de Renda, referentes aos exercícios de 2008 a 2011.
Previdência Corporate, por Redação
Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que já estiverem aptos para se aposentar por idade a partir de abril receberão uma carta do órgão avisando sobre essa possibilidade.
Deixe seu Comentário: