Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/03/2015
Produção industrial sobe 2% em janeiro e recua 5,2% em um ano, diz IBGE
Depois de ter fechado 2014 com queda de 3,3%, a produção industrial no Brasil voltou a subir em janeiro, registrando crescimento de 2% em relação a dezembro, mas um recuo de 5,2% na comparação com janeiro do ano passado.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (4) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
As previsões de analistas consultados pela agência de notícias Reuters variaram de alta de 3% a queda de 5% em relação a dezembro, um sinal da incerteza com relação aos efeitos da política econômica do governo.
O resultado mensal de janeiro foi o melhor desde a alta de 3,5% em junho de 2013, mas recuperou apenas parte da perda de 4,3% acumulada em novembro e dezembro.
O indicador ainda está 8,9% abaixo do nível recorde registrado em junho de 2013, de acordo com o IBGE.
Problemas estruturais de difícil solução, como a competição com importados, a infraestrutura precária do país e altos impostos são citados com frequência como os principais obstáculos a um crescimento maior da indústria.
Fonte: UOL (Com Reuters)
Posts relacionados
Notícias Gerais, por Redação
O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em parceria com o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional), elaborou uma cartilha com dez propostas de revisão do sistema tributário com a intenção de "torná-lo mais justo".
Notícias Gerais, por Redação
O mercado voltou a elevar a projeção para a inflação neste ano, para 5,15%, ante 5,11% na semana anterior, reduzindo mais vez a perspectiva para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012, para 1,75%, ante 1,81% anteriormente, de acordo com pesquisa Focus do Banco Central,
Notícias Gerais, por Redação
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse agora a pouco em São Paulo que, se as instituições financeiras do setor privado não adotarem "uma ação ousada" para oferecer mais crédito a juros cada vez menores, "vão comer poeira dos bancos públicos".
Notícias Gerais, por Redação
O presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Maurício Ceschin, discutirá em audiência pública no próximo dia 28 a situação dos planos de saúde no país.
Notícias Gerais, por Redação
Após a perda de importantes profissionais experimentada no último ano, boa parte das empresas brasileiras tem apostado na retenção de talentos como a principal alternativa para driblar a falta de mão de obra qualificada no País.
Notícias Gerais, por Redação
Os mercados financeiros ficarão atentos nesta segunda-feira à situação na Europa, principalmente na Itália e na Grécia. No Brasil, o volume de negócios deve ser reduzido por causa do feriado da Proclamação da República na terça-feira (15).
Deixe seu Comentário: