Publicado por Redação em Dental - 28/05/2013
Saiba quais são os sinais do bruxismo
O termo “bruxismo” refere-se ao hábito de pressionar e ranger os dentes presente em muitos adultos e crianças durante toda a vida. O bruxismo ocorre quando os dentes entram em contato de maneira forçada, quer esse contato seja silencioso ou produza sons, especialmente durante o sono.
Por que isso ocorre?
Muitos médicos e dentistas podem desconhecer a causa, mas o bruxismo pode ocorrer devido ao estresse psicológico experimentado pelas pessoas no dia-a-dia. O estresse pode ter sua origem em fatores internos e externos. Os fatores internos podem ser os alimentos que você consome, seu nível de preparo físico, sua estabilidade emocional, estado de saúde geral, nível de bem-estar e o número de horas que você dorme todas as noites. Os fatores externos relacionados com o estresse psicológico têm a ver com o ambiente em que você vive, sua interação com as pessoas quando está em casa e a maneira em que você enfrenta os desafios do dia-a-dia.
O impacto do bruxismo na boca
As consequências do bruxismo são:
- Desgaste do esmalte dentário e até mesmo da dentina;
- Quebra dos dentes e próteses;
- Sensibilidade dentinária;
- Dor e mobilidade dos dentes;
- Dor facial devido à força com que os músculos maxilares são pressionados;
- Dor de cabeça;
- Fadiga facial geral;
- Dor na articulação temporomandibular
- Tratamento
Os portadores de bruxismo devem procurar a ajuda de um dentista/especialista para determinar a causa do problema. O dentista pode recomendar o uso de placas oclusais para evitar a pressão ou o ranger de dentes durante o sono. Além disso, o dentista pode sugerir formas de reduzir o estresse e, portanto, o nível de bruxismo. Você pode também evitar alimentos como chocolate e bebidas que contenham cafeína e álcool. Evite mastigar com muita força e peça a seu dentista ou cirurgião maxilofacial que lhe indique alguns exercícios para relaxar os músculos maxilares durante o dia. Se seu caso dor de um bruxismo for mais severo, o especialista pode recomendar o uso de placa oclusal, assim como prescrever medicamentos para que você relaxe ou durma melhor. Seu dentista pode ajudá-lo a descobrir causa e a amenizar este problema.
Fonte: Colgate
Posts relacionados
Mau hálito e aftas no bebê? Pode ser estomatite
Também conhecida como sapinho, essa inflamação na boca é altamente contagiosa e de difícil controle e por isso requer cuidados bucais especiais na fase infantil
Transtornos alimentares prejudicam saúde bucal; entenda
Os transtornos alimentares normalmente surgem em situações de maior vulnerabilidade emocional, ou seja, nos momentos de crise ou transição.
Hábitos, doenças e alimentos podem danificar o sorriso
Doces: o que acontece quando comemos doces é que são produzidos ácidos para processar açúcares, incluindo os encontrados nos carboidratos. As substâncias afetam o esmalte dos dentes, o que pode levar a cáries e problemas na gengiva.
Prevenção é o remédio contra o câncer bucal
A prevenção ainda é o melhor remédio contra o câncer bucal, que atingiu no ano passado 14.120 pessoas no País, sendo 10.330 homens e 3.790 mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Pesquisadores eliminam ruído de broca para reduzir medo na ida ao dentista
Pesquisadores britânicos desenvolveram um dispositivo que cancela o ruído das brocas de dentistas.







