Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 13/01/2011

Saúde fecha acordo de R$ 2 mi após mortes de xavantes

Por meio de ONG governo vai contratar médicos para aldeia de Mato Grosso onde oito índios morreram em uma semana.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Seasi), do Ministério da Saúde, assinou convênio no valor de R$ 2,07 milhões para contratar, com a ONG Organização Nossa Tribo, 104 novos profissionais de saúde para Campinápolis (MT) - cidade onde oito índios xavantes morreram desde o início do ano por falta de assitência médica.

Enquanto isso, oito crianças continuam internadas, em estado crítico, com sintomas de pneumonia, desnutrição e desidratação, no hospital da cidade. Outros 73 índios estão na Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai).

Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, das 2 mil crianças nascidas em 2009, 60 morreram de doenças respiratórias, parasitárias e infecciosas. Esse número pode ser bem maior, pois, segundo o secretário de Saúde de Campinápolis, João Ailton Barbosa, os índios estão abandonados nas aldeias.

De acordo com Barbosa, não tem agente de saúde na região e as equipes estão incompletas. O hospital de Barra do Garças, referência para a cidade, não tem pediatra e não aceita mais cuidar das crianças indígenas.
Com o reforço de funcionários, a ONG Nossa Tribo passará a contar com 504 pessoas para atender os xavantes. Em nota, a Secretaria de Saúde informou que providenciou a compra de seis novas ambulâncias e fechou contrato com uma empresa para manutenção da frota. "Com isso, será possível - diz a nota - colocar em campo os 15 veículos atualmente parados por falta de reparo."

Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 13.01.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Ouvidorias de planos de saúde começam a funcionar em 6 meses

As operadoras de planos de saúde vão ter entre seis meses e um ano para implantar ouvidorias em suas estruturas. A determinação da Agência Nacional de Saúde (ANS) consta na Resolução Normativa nº 323, publicada na quinta-feira, dia 5.

Saúde Empresarial, por Redação

Estudante canadense descobre composto antienvelhecimento

Um estudo realizado na França garante que consumir peixe assado pelo menos uma vez por semana ajuda a evitar a doença de Alzheimer. Os cientistas descobriram que preparado dessa forma, o peixe conserva melhor seus valores nutricionais.

Saúde Empresarial, por Redação

Hospital abre unidade dentro de shopping em São Paulo

O Hospital Cema passa a oferecer, no shopping Aricanduva, na zona leste da cidade, serviços de oftalmologia e otorrinolaringologia. Comum nos EUA, o conceito de clínicas em shoppings também não é novo no Brasil. Rio e Salvador já contam com unidades desse tipo.

Deixe seu Comentário:

=