Publicado por Redação em Dental | 30/10/2015 às 12:11:31

Será que você faz certo? Dentista ensina a mastigar

A forma correta de mastigar é fazer movimentos verticais e circulares

Apesar de ser um movimento automático, a mastigação exige atenção e pode comprometer até a saúde emocional

ocê sabe se mastiga corretamente? Segundo o cirurgião dentista Luís Marcelo Sêneda, da SM Oral Care Clínica Odontológica, a mastigação inadequada pode causar dor, inflamações e disfunção da articulação temporomandibular. “Alguns problemas bucais, como a DTM ou a má oclusão, podem prejudicar a mastigação”, diz o dentista.

Mastigar corretamente assegura um processo de digestão mais equilibrado e ajuda o cérebro a entender a saciedade, evitando o consumo excessivo de alimento. “A forma correta de mastigar é fazer movimentos verticais e circulares que permitem uma mastigação efetiva e beneficiam a contração ligeira dos músculos da língua e da boca como um todo”, afirma Sêneda.

O dentista explica que o posicionamento dentário incorreto (má oclusão) influencia na mastigação, o que pode comprometer até a fonética. Isso implica, ainda, na saúde emocional. “A saúde global também requer saúde psíquica, emocional e não apenas a saúde física. Muitas vezes dores na face ou insatisfação com a estética podem estar associadas à má oclusão e isso causa o chamado desconforto emocional. Conviver com dor pode levar ao mau humor”.

Se você desconfia que tem algum problema mastigatório, o melhor caminho é procurar o dentista. O tratamento depende do diagnóstico, que pode ser ATM, ortodôntico ou mesmo dor de dente.

Confira algumas dicas:

1. Mastigue os alimentos pelo menos trinta vezes;

2. Além dos movimentos verticais, faça movimentos circulares com a mandíbula, durante a mastigação;

3. Distribua os alimentos homogeneamente nos dentes do lado direito e do lado esquerdo;

4. Solte os talheres para prestar atenção no ato de mastigar.

5.Coloque pequenas quantidades de alimento na boca e mantenha a boca fechada.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Tags: sem tags no momento!


Deixe seu Comentário:

=