Publicado por Redação em Vida em Grupo - 02/04/2013

Susep anuncia atualização de norma contábil para mercado .

Medida dá continuidade ao processo de convergência do mercado brasileiro aos padrões internacionais

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) anunciou ter atualizado a norma contábil a ser observada pelas sociedades seguradoras, sociedades de capitalização, entidades abertas de previdência complementar, e resseguradores locais. A medida ainda será publicada no Diário Oficial e dá continuidade ao processo de convergência do mercado brasileiro aos padrões internacionais de contabilidade. Há semanas, a Susep estabeleceu novas regras para a contituição das provisões técnicas e promoveu complementação da regulação dos requerimentos de capital do mercado supervisionado.


Além de alinhar o Plano de Contas das sociedades supervisionadas às novas regras publicadas, o novo normativo dá continuidade ao processo de convergência aos padrões internacionais de contabilidade emanados pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), propiciando uma evidenciação ainda mais fiel quanto à realidade econômica das transações das companhias reguladas. No Brasil, o CPC é o responsável pela edição e atualização dos Pronunciamentos Técnicos, que sempre levam em conta a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais emitidos pelo International Accounting Standards Board (IASB).


Nesse sentido, uma das mudanças trazidas pelo novo plano de contas ocorreu em relação à prestação de contas entre seguradores e resseguradores. As novas medidas visam a otimizar a troca de informações, tornando a operação mais transparente, e contribuindo para melhorias nas ferramentas de supervisão por parte da Susep.

 
Fonte: cqcs

Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Microsseguro cresce como alternativa de reserva de dinheiro em comunidades carentes

Com a inclusão de brasileiros das classes sociais D e E na chamada classe C, cresce nas comunidades de mais baixa renda do país um tipo de seguro popular, de menor preço, chamado microsseguro, anteriormente considerado inacessível para essa faixa da população.

Vida em Grupo, por Redação

Interesse por planos de previdência e seguros de vida cresce 37% em Belém

A Bradesco Vida e Previdência constatou, de janeiro a outubro de 2011, um crescimento total de 37% na comercialização de seguros de vida e planos de previdência privada em Belém, comparado ao mesmo período de 2010.

Vida em Grupo, por Redação

Paraenses vivem mais e investem em seguros de vida e planos de previdência para garantir futuro

Em Belém, interesse por planos de previdência e seguros de vida cresceu 37% no ano, reflexo das transformações sociais no país.

Vida em Grupo, por Redação

Bradesco Seguros prepara 10 mil pontos para microsseguros

A Bradesco Seguros aposta no microsseguro e terá 10 mil novos pontos para venda do produto até o final de 2012.

Deixe seu Comentário:

=