Publicado por Redação em Dental - 20/04/2012

Uso do Fio Dental vs. Revisão sobre Gengivite

Passar ou não o fio dental? Essa pode ser a pergunta que você se faz ao olhar no espelho.
Mesmo que você escove os dentes, existem benefícios em dizer sim ao fio dental, segundo uma revisão científica recente.  A revisão sistemática, que incluiu os resultados de 12 estudos controlados randomizados, concluiu que o uso regular do fio dental reduz os sinais da gengivite – quando associados à escovação regular dos dentes.

A revisão da base de dados Cochrane Library publicada online em dezembro de 2011 examinou a eficácia da escovação isolada e da escovação associada ao uso de fio dental no combate às doenças periodontais e à cárie dentária em participantes do estudo com 16 ou mais anos de idade.

O esforço foi realizado porque os revisores queriam determinar a eficácia do uso regular do fio dental, que é comumente recomendado e anunciado como um auxiliar na limpeza dentária.

“Os pacientes preocupam-se com frequência, e com razão, com o sangramento da gengiva e esta revisão mostra que o uso do fio dental é eficaz na redução da gengivite e da tendência das gengivas ao sangramento”, disse Dr. Trevor Johnson, um dos autores do estudo, ao Journal of the Canadian Dental Association. Dr. Johnson é vice-presidente do comitê da pesquisa no Royal College of Surgeons no Reino Unido.

A Associação Dental Americana possui informações públicas sobre o uso do fio dental, ADA.ORG (em inglês), que incluem uma lista de fios dentais que possuem o selo de aprovação da ADA e atendem os critérios da ADA de segurança e eficácia. Acesse a lista em ADA.ORG Floss

Fonte: www.colgate.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

5 dicas para se virar sem escova de dentes no verão

O verão é aquela época boa do ano, de viagens, praia, programas com os amigos. Mas, a parte não tão boa é que a hora de escovar os dentes é frequentemente esquecida.

Dental, por Redação

Fique atento com alimentos que mancham os dentes

Alguns alimentos são inimigos dos tão desejados dentes branquinhos. Café, vinho tinto, chá e até algumas verduras entram para a lista negra do sorriso brilhante.

Dental, por Redação

Como os adolescentes podem manter dentes saudáveis e brilhantes?

A melhor maneira de se ter dentes saudáveis e um sorriso bonito é continuar com os bons hábitos de higiene bucal adquiridos na infância. Independentemente do uso de aparelhos ortodônticos, o importante é:

Dental, por Redação

Instituições públicas e privadas se unem na prevenção da saúde bucal

As secretarias estaduais de Saúde (Sesa) e Educação (Seed) e o Serviço Social do Comércio (Sesc) se uniram para combater um mal que atingem milhões de crianças e adultos em todo o Brasil, as doenças bucais.

Deixe seu Comentário:

=