Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 26/10/2015

Vegetarianismo: um estilo de vida

Você é daqueles que não vive sem o churrasco do final de semana? Ou, acha que é impossível sobreviver sem carne, leite e até ovos? Os vegetarianos estão ai para provar que existe vida saborosa e saudável sem os produtos de origem animal.

Vegetarianismo não é apenas deixar de comer carne – seja ela vermelha, de ave, de peixe ou produtos derivados – mas adotar hábitos alimentares mais saudáveis e nutritivos. A dieta é baseada no consumo de cereais integrais, hortaliças, frutas, leguminosas, grãos e sementes.

Por conta disso, há uma ingestão maior de fibras, antioxidantes (como o beta caroteno e as vitaminas C e E), fitoquímicos (fitoestrógenos e flavonóides) e ácido fólico. Além disso, o consumo de gorduras saturadas e colesterol é reduzido, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, elevação de colesterol e triglicérides, hipertensão e obesidade.

O vegetarianismo se divide em quatro grupos. Os ovolactovegetarianos é o vegetariano que não come carne, mas ingere leite (e derivados) e ovos. Os lactovegetarianos, por sua vez, não comem carne e nem ovos, apenas leite e derivados.

Existe também os ovovegetarianos que não comem carne, leite e derivados, mas comem ovos. Por último temos o vegetariano estrito que não se alimenta de nenhum tipo de carne, laticínios e ovos.

Ser vegetariano, como se pode notar, exige muita atenção nos nutrientes que devem ser ingeridos. Os nutrientes que são perdidos com a interrupção do consumo de carne devem ser repostos de alguma outra forma, com outros alimentos de valor nutricional equivalente.

Fonte: EBC


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Médicos organizam Dia Nacional de Alerta aos Planos de Saúde

Está prevista a realização de atos públicos como assembleias, caminhadas, concentrações, dentre outras formas de manifestação contra supostos abusos praticados pelas operadoras de planos de saúde na relação com médicos e pacientes

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério da Saúde abre consulta pública sobre doenças raras

O Ministério da Saúde publicou nesta quinta-feira (11) a consulta pública do documento que estabelece diretrizes para a atenção integral e acolhimento às pessoas com doenças raras na rede pública.

Saúde Empresarial, por Redação

Lei assegura o 1º tratamento a paciente com câncer

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que oferece o primeiro tratamento gratuito, no Sistema Único de Saúde, ao paciente com câncer. Ele terá direito ao tratamento no prazo de até 60 dias a partir da data do diagnóstico, ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica.

Saúde Empresarial, por Redação

Ômega-3 e exercícios físicos retardam envelhecimento

A ingestão diária de ácidos graxos provenientes de óleos de peixe, associada à prática de exercícios físicos, ajuda a retardar o envelhecimento, sugere um estudo realizado na Universidade de Aberdeen, na Grã-Bretanha.

Saúde Empresarial, por Redação

Composto de açafrão começa a ser testado contra câncer

Médicos do Instituto Nacional do Câncer do Reino Unido estão lançando um estudo clínico - em pacientes humanos - para analisar os efeitos de um composto do açafrão para combater o câncer de intestino.

Saúde Empresarial, por Redação

90% dos familiares de pacientes preferem tratamento em domicílio

O Grupo Hospitalar Santa Celina realizou uma pesquisa com 20 cuidadores sobre os principais desafios no cotidiano de quem convive com um familiar doente sob os cuidados de um programa de home-care.

Deixe seu Comentário:

=