Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 26/10/2015

Vegetarianismo: um estilo de vida

Você é daqueles que não vive sem o churrasco do final de semana? Ou, acha que é impossível sobreviver sem carne, leite e até ovos? Os vegetarianos estão ai para provar que existe vida saborosa e saudável sem os produtos de origem animal.

Vegetarianismo não é apenas deixar de comer carne – seja ela vermelha, de ave, de peixe ou produtos derivados – mas adotar hábitos alimentares mais saudáveis e nutritivos. A dieta é baseada no consumo de cereais integrais, hortaliças, frutas, leguminosas, grãos e sementes.

Por conta disso, há uma ingestão maior de fibras, antioxidantes (como o beta caroteno e as vitaminas C e E), fitoquímicos (fitoestrógenos e flavonóides) e ácido fólico. Além disso, o consumo de gorduras saturadas e colesterol é reduzido, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, elevação de colesterol e triglicérides, hipertensão e obesidade.

O vegetarianismo se divide em quatro grupos. Os ovolactovegetarianos é o vegetariano que não come carne, mas ingere leite (e derivados) e ovos. Os lactovegetarianos, por sua vez, não comem carne e nem ovos, apenas leite e derivados.

Existe também os ovovegetarianos que não comem carne, leite e derivados, mas comem ovos. Por último temos o vegetariano estrito que não se alimenta de nenhum tipo de carne, laticínios e ovos.

Ser vegetariano, como se pode notar, exige muita atenção nos nutrientes que devem ser ingeridos. Os nutrientes que são perdidos com a interrupção do consumo de carne devem ser repostos de alguma outra forma, com outros alimentos de valor nutricional equivalente.

Fonte: EBC


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Investimento privado em ações de combate ao câncer terá dedução fiscal

Empresas e pessoas físicas poderão abater de seu Imposto de Renda aportes feitos nas duas áreas, com foco na expansão destes serviços na rede pública

Saúde Empresarial, por Redação

Uso de energia limpa em hospitais

A aplicação, em medicina, de técnicas e conceitos de física, matemática e computação permitiram que o tratamento e a prevenção de doenças se tornassem práticas mais eficientes. Isto diminuiu o tempo de tratamento, gerando o mínimo de efeito colateral para o paciente.

Saúde Empresarial, por Redação

Campanha de vacinação contra o sarampo acaba esta semana

A campanha de vacinação contra o sarampo termina na próxima sexta-feira (30). Crianças de 1 a 7 anos devem ser levadas aos postos de saúde para fazer a imunização. Quem já foi vacinado pode receber a dose novamente.

Deixe seu Comentário:

=