Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 10/05/2011

Sistema diagnostica infarto à distância

A Secretaria de Saúde de São Paulo vai implantar uma rede para identificar, à distância, pacientes com síndrome coronária aguda que dão entrada em hospitais e prontos-socorros do Estado.

O sistema, conhecido como Point of Care Test, é considerado o mais moderno para verificar os níveis de troponina, importante marcador de necroses, para diagnosticar angina instável ou mesmo enfarte do miocárdio. O exame funciona como um teste portátil de laboratório. Com apenas uma picada no dedo é possível conseguir a quantidade de sangue suficiente para verificar o nível de troponina.

O paciente será submetido a um exame de eletrocardiograma que, aliado a informações clínicas, indicam um possível quadro de enfarte. O teste é transmitido, junto com o eletrocardiograma, por sinal de telefonia celular ao hospital estadual Dante Pazzanese, onde cardiologistas de plantão fazem o diagnóstico.

Três hospitais da rede estadual (o Conjunto Hospitalar do Mandaqui, Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos e o Instituto Dante Pazzanese) participam do projeto-piloto. A meta é expandir progressivamente o sistema para todas as unidades com atendimento de urgência, com o objetivo de diminuir a mortalidade por enfartes.

Idealizado pela divisão de Bioengenharia do Dante, o serviço utiliza sinal de celular para encaminhar o exame à Central de Laudos e enviar o laudo à unidade solicitante, em um período médio de 20 minutos. O serviço de tele-eletrocardiograma conta com uma equipe especializada de 14 cardiologistas e funciona 24 horas por dia.

Em todo o Estado já são 75 hospitais, ambulatórios e postos de saúde integrados à Central de Laudos do Instituto Dante Pazzanese. Em 2010, mais de 170 mil exames foram realizados por este sistema.

Fonte: info.abril.com.b | 10.05.11 


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Se movimente mais no trabalho e tenha uma vida mais saudável

A rotina diária de empregos em escritórios faz com que muita gente passe boa parte do dia sentada em suas mesas, se movimentando muito pouco. Quando chegam em casa, essas pessoas já estão cansadas, e acabam ficando mais tempo ainda sentadas e inertes.

Saúde Empresarial, por Redação

Agência adia regra que deixa demitido e aposentado ficar em plano de saúde

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) adiou a data em que vão entrar em vigor novas regras que preveem a manutenção do plano de saúde empresarial por aposentados e funcionários demitidos.

Saúde Empresarial, por Redação

Médicos do SUS param em 18 estados

Médicos reivindicam mais financiamento para a saúde pública, reajuste salarial e melhores condições de trabalho, como aumento no número de leitos nos hospitais

Deixe seu Comentário:

=