Publicado por Wellington em Notícias Gerais | 26/10/2016 às 11:11:18


Veja 7 dicas para manter a produtividade na hora de procurar emprego


Posto de atendimento ao trabalhador (PAT) de Jacareí, em São Paulo (Foto: Alex Brito/PMJ)

Candidato deve ter planejamento plano para não se perder durante a busca. Redes sociais e celular devem ficar de lado.

Procurar o primeiro emprego ou tentar uma recolocação no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil. O candidato precisa se esforçar para mostrar suas qualidades e habilidades para se destacar entre tantas pessoas que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.

Mas como fazer isso sem desanimar e sem procrastinar? Como manter o foco e continuar buscando as oportunidades na internet, enquanto as redes sociais e a televisão estão tão disponíveis e com fácil acesso?

O CareerBuilder, site norte-americano de carreiras, listou 7 dicas para ajudar os candidatos a manter produtividade o foco durante a busca por um emprego:

1) Ter um plano

Não ter um planejamento para procurar emprego pode fazer o candidato se perder no meio da jornada. Ao começar a busca, o profissional não deve apenas pensar que vai começar a fazer isso no dia seguinte, ele deve planejar como será a sua rotina: quanto tempo do dia será dedicado a busca, em quais dias?

2) Ter uma meta específica

Além de reservar um tempo para procurar emprego, o candidato deve ter um objetivo para realizar durante esse período. Por exemplo: na segunda-feira, ele pode passar uma hora procurando vagas e separar as mais interessantes. Na terça-feira, ele pode atualizar o currículo e criar cartas de apresentação. Na quarta-feira, ele pode se inscrever nas oportunidades encontradas no início da semana.

3) Ter uma lista ou planilha

O candidato que passa muito tempo em busca de um emprego pode não se lembrar de todas as vagas ou empresas que se inscreveu, portanto, ter uma lista ou uma planilha pode ajudar na hora de manter a organização e não se inscrever para a mesma posição várias vezes.

4) Criar alertas

A maioria dos sites de busca de emprego permite ao candidato criar alertas para ser notificado por e-mail quando uma nova vaga for aberta.

5) Bancos de talentos

Muitas empresas possuem bancos de talentos como uma maneira de buscar candidatos e manter profissionais interessados na companhia em seu cadastro. Ao se cadastrar no banco de talentos, o candidato pode receber as notificações sobre as oportunidades da empresa.

6) Bloquear distrações

Quem está procurando emprego deve fugir das redes sociais enquanto está na internet, já que o tempo que seria destinado para buscar uma vaga pode virar uma ‘navegação’ sem fim. Ficar longe do celular também pode ajudar o candidato a evitar distrações com notificações e mensagens.

Fonte: Portal G1


Tags: sem tags no momento!


Deixe seu Comentário:

=