Publicado por Redação em Notícias Gerais - 21/06/2012

5 coisas que você não deve fazer quando a bolsa está caindo

A bolsa de valores tem oscilado bastante nos últimos meses, influenciada pelo humor dos mercados internacionais. E apesar de ter mostrado alguma recuperação nas últimas sessões, o Ibovespa (principal referencial do mercado acionário nacional) ainda não conseguiu deslanchar e trazer uma rentabilidade elevada para os investidores este ano.

Em 2011, o índice caiu mais de 18% e nos primeiros seis meses de 2012 a volatilidade foi grande, com alguns períodos de forte queda. E como investir quando o mercado está em baixa não é tarefa das mais fáceis, o especialista da MoneyFit, André Massaro, listou algumas atitudes que você não deve ter quando a bolsa está em caindo. Veja:

1- Não entrar em pânico
Em primeiro lugar, você não pode esquecer que está investindo em renda variável, ou seja, a possibilidade de queda sempre vai existir. “O investidor que não consegue aceitar essa realidade é um investidor que jamais deveria ter entrado na bolsa. Investidores que entram em pânico em momentos de queda se deixam dominar pelo lado emocional, e o lado emocional raramente é nosso aliado no mercado financeiro”, diz Massaro.

2- Não mexer nos seus stop loss
O especialista lembra que muitos investidores e traders usam stop loss (ordem automática de venda quando a ação atinge determinado patamar) como ferramenta de gestão de risco, para limitar as perdas em caso de queda.

“Mas quando o mercado começa a cair de forma acentuada, muitas vezes somos tentados a acreditar que aquela é apenas ‘uma queda passageira’ e acabamos desativando as ordens stop loss para não termos a decepção de ver nossas operações darem errado. O resultado disso é que normalmente elas acabam dando muito mais errado do que o planejado originalmente”, diz Massaro.

3- Cuidado com as fontes de informações
Ele também lembra que o medo toma conta dos investidores quando o mercado cai. Com isso, as pessoas ficam inseguras e começam a procurar informações sobre as ações que possuem , em busca de notícias que possam acalmar seus ânimos. “Elas ligam para o corretor, para amigos e ficam procurando em fóruns na internet informações que, de alguma forma, tragam conforto”, aponta Massaro.

Entretanto, é preciso tomar cuidado com essas “confirmações”, já que a fonte da informação pode não estar tão bem informada assim.

4- Não tentar “achar o fundo”
Outra atitude que se deve evitar é a busca pelo fundo (que representa o exato momento do fim do movimento de queda) do preço da ação. “Poucas coisas dão mais prazer a um trader/investidor do que conseguir entrar no mercado exatamente quando ele forma um fundo ou sair do mercado no topo. Mas infelizmente isso é raro e, na maioria das vezes que se consegue é por pura sorte. Pode-se perder muito dinheiro tentando adivinhar o término de um movimento de queda, por isso o importante é aguardar algum tipo de confirmação que dê maior segurança na reversão da tendência”, aconselha o especialista.

5- Não fazer “custo médio para baixo”
Outra coisa que o investidor não deve fazer é o chamado “custo médio para baixo”, que é comprar mais e mais ações à medida que o mercado cai para tentar reduzir o custo do portfólio - a não ser que ele tenha uma estratégia claramente definida de acumulação de ações para o longo prazo (buy & hold) através de compras regulares de ações.

“Quando um investidor de curto prazo ou trader faz isso, existe o risco de o mercado continuar seguindo no movimento de queda e o dinheiro simplesmente acabar”, diz o especialista. “Não dá para ficar comprando indefinidamente para baixar o custo”, conclui.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

BC lança mão de mais uma ferramenta para conter alta do dólar

Banco faz leilão de venda com compromisso de recompra

Notícias Gerais, por Redação

Após subir até os 60 mil pontos, Ibovespa opera quase estável

O Ibovespa, que caminhava para a terceira alta consecutiva nesta terça-feira (16), - puxado pelo desempenho positivo dos papéis da Vale (VALE3; VALE5) -, perdeu força ao longo da tarde, e passou a operar perto da estabilidade.

Notícias Gerais, por Redação

Indústria brasileira terá desempenho aquém do PIB neste ano, diz BNP Paribas

Apesar do bom momento da economia brasileira, a indústria nacional irá mostrar certa recuperação neste ano e terá um desempenho melhor em relação à 2011, avaliou o BNP Paribas durante apresentação de seu relatório econômico trimestral nesta segunda-feira (26).

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa fecha com leve baixa e perde 7% na semana

A Bolsa de Valores brasileira teve uma das piores semanas do ano, com perdas acumuladas de 6,9% desde a sexta-feira passada.

Deixe seu Comentário:

=