Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/06/2015

Câmara aprova redução de idade mínima para deputado, senador e governador

Candidato a deputado deverá ter, no mínimo, 18 anos. Proposta ainda deve ser aprovada em segunda votação na Câmara

A Câmara aprovou nesta quinta-feira (11), por 337 votos a 73, emenda à proposta da reforma política que reduz de 21 anos para 18 anos a idade mínima para quem quer se candidatar a deputado federal ou estadual. Os parlamentares também aprovaram a proposta que altera a idade mínima para senadores e governadores, que passa a ser de 29 anos.

Atualmente, para ocupar uma cadeira no Senado o candidato precisa ter pelo menos 35 anos. Para governadores, a idade mínima é 30 anos. Os deputados mantiveram em 21 anos a idade mínima para candidatos a prefeito e em 18 anos a exigência para alguém se candidatar a vereador. Também não foi alterada a idade mínima para assumir a presidência da República, que é 35 anos.

A análise dos requisitos para se candidatar a cargo eletivo é um dos tópicos da proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma política, de acordo com o G1, que começou a ser votada no final de maio pelo plenário da Câmara. A proposta ainda terá de passar por um segundo turno de votação na Câmara e depois será encaminhada ao Senado.

Mudança na data de posse

O plenário também aprovou a mudança na data de posse de presidente da República que, atualmente, ocorre dia 1º de janeiro. A emenda altera a posse presidencial para o dia 5 de janeiro do ano seguinte à eleição, e a de governadores, para o dia 4. ntre o primeiro dia do ano e a data da posse, a Presidência da República será exercida conforme a ordem de sucessão prevista na Constituição, afirma a Folha de São Paulo.

Na quarta-feira (10) à noite, a Câmara aprovou pontos polêmicos da reforma, entre eles o mandato de cinco anos para presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores.

Fonte: Revista Época


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mantega desafia bancos privados a concorrerem na redução de juros

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse agora a pouco em São Paulo que, se as instituições financeiras do setor privado não adotarem "uma ação ousada" para oferecer mais crédito a juros cada vez menores, "vão comer poeira dos bancos públicos".

Notícias Gerais, por Redação

Empreendedor Individual: prazo para a entrega da declaração se encerra hoje

Os empreendedores individuais de todo o País deverão enviar a DASN-SIMEI (Declaração Anual do Microempreendedor Individual) relativa ao ano-calendário 2011 ainda hoje (31).

Notícias Gerais, por Redação

Brasil tem déficit comercial de US$ 589 mi na 2ª semana do ano

A balança comercial foi negativa em US$ 589 milhões na segunda semana de janeiro, mantendo a tendência de crescimento mais acelerado das importações em relação às exportações.

Deixe seu Comentário:

=