Publicado por Redação em Dental - 28/06/2013
Acupuntura e chicletes aliviam dor causada pelo aparelho
Imaginar o sorriso alinhado depois do aparelho ortodôntico é uma boa tática para enfrentar os percalços do tratamento, entre eles, a dor. Ocorre que a força aplicada pelo aparelho provoca a movimentação dentária. Isso é possível por conta de uma remodelação óssea, iniciada a partir do processo inflamatório no periodonto – tecidos que revestem e envolvem o dente. “Todo processo inflamatório está associado a algum grau de desconforto e dor, cuja intensidade está associada ao limiar de dor de cada paciente”, diz o cirurgião dentista João Batista de Paiva, professor de ortodontia da Faculdade de Odontologia da USP.
Pesquisas mostram que o maior desconforto, em relação a dor nos pacientes ortodônticos, começa depois de quatro horas que o aparelho foi colocado e atinge o ponto máximo nas primeiras 24 a 48 horas. “A partir do sétimo dia praticamente não existe mais a sensação dolorosa”, relata Paiva. Segundo ele, a dor é uma resposta multifatorial, que depende do fator emocional, cognitivo, motivacional, entre outros.
A parte não tão boa da história é que, teoricamente, em todo retorno em que o ortodontista mexe no aparelho, a dor pode voltar. Isso porque quando o especialista mexe ou troca o arco, a reação inflamatória ocorre novamente e, consequentemente, o ciclo se repete.
Alívio
A lista de itens que podem diminuir a dor durante o tratamento ortodôntico é longa – laser de baixa potência, hipnose, estímulos elétricos, acupuntura e remédios. Só é preciso ficar atento, uma vez que o uso de drogas que possuem efeito anti-inflamatório e analgésico não é aconselhado para o controle da dor durante o tratamento ortodôntico. “Se o paciente necessitar da utilização de corticoides em doses elevadas e por longo período, por motivos médicos, o tratamento ortodôntico não deve ser iniciado ou realizado”, afirma Paiva.
Para espanto de muitos, alguns especialistas indicam a goma de mascar para aliviar o desconforto causado pelo aparelho. Um estudo da Universidade de Ciências Médicas de Mashhad, no Irã constatou que pacientes que mascaram chiclete após o ajuste do acessório e de oito em oito horas tiveram melhora nos sintomas sem precisar de analgésicos.
Paiva explica que, ao mastigar chiclete, o fluxo sanguíneo do periodonto é intensificado, o que reduz o edema causado pelo trauma do aparelho e, consequentemente, amenizar a dor. “Porém, em alguns pacientes, isto pode aumentar a dor, por isso, acho que faltam estudos para a comprovação desta eficácia”.
Enquanto isso, o professor dá algumas dicas para se adaptar melhor ao aparelho.
- Pense no benefício que o tratamento irá te proporcionar. Acredite nisso e esteja motivado. Escolha um bom profissional.
- Há uma fase inicial de adaptação dos acessórios ortodônticos que serão colados nos seus dentes. Eles irão ocupar um espaço na sua boca. Não fique apertando a sua bochecha contra o aparelho para se certificar que está tudo bem. Isto pode traumatizar a mucosa produzindo aftas traumáticas desnecessárias.
- Evite alimentação consistente (dura) nas primeiras 48 a 72 horas da colocação do aparelho fixo.
- Evite alimentos pegajosos que possam grudar no arco ortodôntico e deslocá-lo da posição (o primeiro arco ortodôntico é o mais fino e o mais fácil de desinserir dos bráquetes).
- Aumente os seus cuidados com a escovação diária. Na escovação noturna, reserve um tempo maior para uma completa e ampla higienização.
Fonte: Terra
Posts relacionados
Pesquisa revela que 27% dos Cirurgiões-Dentistas já sofreram furtos ou roubos
Um levantamento feito pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) revela que 27,9% dos Cirurgiões-Dentistas que trabalham no estado já sofreram roubos ou furtos nos últimos cinco anos. Segundo a pesquisa, que ouviu mil profissionais da área, 19,2% já sofreram algum furto e 8,7% foram roubados. Os Cirurgiões-Dentistas vítimas de arrombamento somaram em 18,4%.
A pesquisa indicou ainda a subnotificação dos crimes. Entre as vítimas de furto, 31% fizeram queixa à polícia. O índice sobe para 57% entre os que passaram por arrombamentos e para 78% entre os que foram roubados. Segundo o levantamento, 43% dos entrevistados sentem-se inseguros em seus consultórios.
e acordo com o CROSP, o objetivo da pesquisa é conhecer as medidas de segurança adotadas pelos profissionais para que a instituição possa orientá-los na prevenção de crimes contra a categoria. “Hoje, pelo nosso levantamento, o uso de câmeras de vídeo e de alarmes são os recursos mais tradicionais, bem como as grades de proteção”, ressalta o presidente da entidade, Claudio Yukio Miyake.
Os crimes contra os Cirurgiões-Dentistas passaram a chamar a atenção em 2013, após dois casos em que profissionais foram queimados vivos em seus consultórios. Em abril daquele ano, em São Bernardo do Campo, um grupo de ladrões ateou fogo ao corpo de Cinthya Magaly Moutinho de Souza, de 46 anos, após constatarem que havia apenas R$ 30 na conta da Cirurgiã-Dentista. Cerca de um mês depois, Alexandre Peçanha Gaddy também foi assassinado de maneira semelhante, em São José dos Campos, interior paulista.
Fonte: EBC
Extrair dentes sem necessidade pode causar ronco e miopia
Segundo a Biorreprogramação Bucal, extrair dentes sem necessidade pode causar um desequilíbrio no sistema biológico da boca afetando a saúde de outras partes do corpo
Spa odontológico muda sorrisos em 8 horas
Correr contra o relógio já é rotina, mas agora não é mais preciso reservar muito tempo para a cadeira do dentista. O conceito de spa odontológico já cresce e ganha adeptos em todo o mundo. Em um dia é possível começar e acabar o tratamento.
Implantes garantem sorriso novo em uma hora
Pode esquecer a dentadura. Em uma hora já é possível sair do dentista com próteses novas. Técnicas mais modernas de reabilitação oral recuperam a dentição com tratamentos menos invasivos, resultados rápidos e sem dor.
Entenda como ser doador de dentes
É difícil ter a compreensão de que o dente é um órgão. E assim como o rim, o coração ou os olhos, não deve ser descartado no lixo. As faculdades recebem essas doações, usadas para pesquisa e estudo.







