Publicado por Redação em Dental - 14/06/2011

Analgésico Natural

Pesquisadores franceses descobrem substância produzida em humanos com efeito muito mais potente do que a morfina. Chamado opiorfina, o peptídeo foi encontrado na saliva.

Um analgésico natural, produzido em humanos e muito mais poderoso do que a morfina. Essa é a substância que acaba de ser identificada por um grupo de cientistas franceses.

Denominada opiorfina, a novidade tem suas características funcionais descritas em artigo que será publicado esta semana no site e no dia 21 na versão impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas).

A equipe liderada por Catherine Rougeot, do Instituto Pasteur, havia identificado recentemente um potente inibidor de dores em ratos, chamado sialorfina, e decidiu investigar se humanos secretavam algum composto similar.

Os pesquisadores isolaram da saliva de humanos um pequeno peptídeo – composto formado pelas ligações de aminoácidos – capaz de inibir a mesma classe de proteínas que a sialorfina.

Ao administrarem em ratos a substância identificada (opiorfina), o resultado foi a supressão da sensação de dores tanto para inflamações induzidas quimicamente quanto para casos de dores físicas agudas. Nos dois casos, as doses administradas de opiorfina, de 1 mg/kg, apresentaram o mesmo efeito que as de 3 a 6 mg/kg de morfina.

Na próxima fase da pesquisa, os autores esperam identificar quais condições fisiológicas causam a liberação natural da substância agora identificada. Os pesquisadores ressaltam que, ainda que seja produzida naturalmente, as propriedades analgésicas da opiorfina precisam ser mais bem entendidas antes que se possa pensar em sua administração em humanos.

O artigo Human opiorphin, a natural antinociceptive modulator of opioid-dependent pathways, de Catherine Rougeot e colegas, pode ser lido por assinantes da Pnas em www.pnas.org.

Fonte: odontologika.uol.com.br | 14.06.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Procura por planos odontológicos cresceu 344% nos últimos 10 anos

A demanda por planos de saúde odontológicos aumentou consideravelmente na última década

Dental, por Redação

Fuja dos preços abusivos nos tratamentos odontológicos

Investir em tratamentos preventivos é a melhor maneira de não levar susto com o orçamento do dentista na hora da urgência.

Dental, por Redação

Perda de dente, sensibilidade, câncer; pare de fumar no Dia Mundial de Combate ao Fumo

Hoje, 31 de maio, é o Dia Mundial de Combate ao Fumo, e o apelo é para que as pessoas larguem o cigarro e preservem sua saúde, inclusive a bucal.

Dental, por Redação

Pesquisa avalia relação entre diabetes mellitus e saúde bucal

Somente no Brasil, estima-se que 7,6% da população, na faixa etária de 30 a 69 anos, tenham a doença. Outras enfermidades acabam vindo associadas ao quadro, reduzindo a qualidade de vida dos pacientes,

Dental, por Redação

O que é um diastema e como tratá-lo?

O "diastema" é uma área de espaço extra entre dois ou mais dentes. É mais frequentemente observado nos dois dentes frontais da arcada superior.

Deixe seu Comentário:

=