Publicado por Redação em Dental - 10/01/2014

Antibiótico antes de procedimento pode evitar endocardite

Segundo a Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), pesquisas mostram que 40% das endocardites bacterianas têm origem em problemas bucais e poderiam ser evitadas somente com os cuidados básicos de higiene e idas frequentes ao dentista.

A endocardite ocorre quando bactérias atingem o endocárdio, camada interna do coração. A gengiva com ferimento ou inflamada pode ser a porta de entrada para esses micro-organismos caírem na corrente sanguínea.

Um meio de evitar a contaminação é tomar antibióticos depois de procedimentos cirúrgicos, como extração de ciso e colocação de implantes dentários. “É indicado também como forma preventiva em cirurgias peridontais (gengiva)”, diz Tatiana Presti, cirurgiã-dentista da Sorridents.

 “Caso o paciente opte pode não tomar o medicamento, ele assumirá o risco de complicações pós-operatórias, além de poder sofrer graves infecções em outros órgãos”, afirma Ana Carolina Martinez, dentista da Sorridents.


Prevenção

Para proteger a boca e o coração, a melhor forma é não abrir mão de uma higiene bucal adequada depois de todas as refeições. Escova, fio dental, escova interdental e limpador de língua, não podem faltar.

Fonte www.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Saúde Bucal: municípios têm até 31/3 para aderir a programa de qualidade

Os gestores municipais e estaduais dispostos a promoverem a melhoria do atendimento prestado à população na área da saúde bucal têm até o dia 31 de março

Dental, por Redação

Ações por um futuro livre de cárie já se tornam realidade na América Latina

Líderes mundiais em saúde bucal se reuniram na semana em que se inicia um dos mais importantes congressos da área odontológica - realizado plea International Association for Dental Research (IADR) -

Dental, por Redação

Problemas dentários podem causar parto prematuro

O parto prematuro e a deficiência na saúde bucal podem estar diretamente relacionados. De acordo com Carla Ferreira Kikuchi, ginecologista obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, de São Paulo, o

Dental, por Redação

Seminário vai discutir vantagens do flúor na água para a saúde bucal

A Secretaria de Estado da Saúde e a Sanepar promovem nesta segunda-feira (11), no Canal da Música, em Curitiba, o seminário "2012 - 30 anos da expansão da fluoretação das águas de abastecimento do Paraná".

Dental, por Redação

7 dicas para o bem da sua boca

Não é apenas para evitar problemas dentários, como as cáries, que a higiene bucal diária é importante. Cuidar bem de dentes e gengivas também colabora para a nossa saúde como um todo, já que a boca pode agir como porta de entrada para uma série de outros males.

Deixe seu Comentário:

=