Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/09/2013

Após denúncia, Dilma convoca reunião de emergência sobre espionagem

Após novas suspeitas de espionagem norte-americana reveladas em reportagem da TV Globo neste domingo, desta vez como alvo a própria presidente, Dilma Rousseff convocou para a manhã desta segunda-feira (2) uma reunião de emergência no Palácio do Planalto

O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) confirmou o encontro durante evento mais cedo no Palácio do Planalto. Disse que havia sido convocado, devido a uma "situação de emergência" e citou o caso de espionagem.

Oficialmente, constam da agenda matutina da presidente o próprio Carvalho e o ministro Paulo Bernardo (Comunicações). Mas os ministros Celso Amorim (Defesa), Helena Chagas (Comunicação Social), José Eduardo Cardozo (Justiça), Luiz Alberto Figueiredo (Relações Exteriores) e José Elito (Gabinete de Segurança Institucional) também estiveram com a presidente em duas reuniões diferentes. As reuniões começaram por volta de 9h45 e terminaram pouco antes de meio-dia.

Ontem, Dilma se reuniu ontem com o ministro José Eduardo Cardozo. O ministro Paulo Bernardo considerou a espionagem "um absurdo completo". Segundo ele, "não tem nada a ver com segurança nacional [dos EUA]. Isso é arapongagem para obter vantagem nas negociações comerciais e industriais", afirmou.

SUSPEITAS DE ESPIONAGEM

Segundo reportagem do "Fantástico", da Rede Globo, exibida neste domingo, a presidente foi alvo direto da espionagem realizada pela NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos).

Os documentos secretos que basearam as denúncias foram obtidos pelo jornalista Glenn Greenwald com o ex-técnico da NSA Edward Snowden. Eles faziam parte de uma apresentação interna para funcionários da agência.

De acordo com o programa, foi monitorada a comunicação entre Dilma e seus assessores, assim como dos assessores entre eles e com terceiros. Também Enrique Peña Nieto, atual presidente mexicano (então líder na campanha presidencial), teria sido espionado.

O documento obtido pelo "Fantástico" mostra que a NSA utilizou programas capazes de capturar inclusive o conteúdo de e-mails.

No caso de Dilma, o objetivo da operação seria o de "melhorar a compreensão dos métodos de comunicação e dos interlocutores da presidente e seus principais assessores".

Fonte: FolhaSP


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa quer IR zero para investidor de pequenas e médias empresas

A bolsa de valores paulista pediu ao governo que conceda isenção do Imposto de Renda para compradores de ações de pequenas e médias empresas listadas, informou nesta quinta-feira o presidente da BM&FBovespa, Edemir Pinto.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil assume 3ª lugar em ranking mundial de otimismo com economia

O Brasil assumiu a terceira posição no ranking global de otimismo com a economia mundial, de acordo com pesquisa International Business Report 2012 divulgada nesta segunda-feira (16) pela consultoria Grant Thornton International.

Notícias Gerais, por Redação

Com alta de 2,96%, Bovespa bate maior preço em mais de 1 mês

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) bateu o seu maior nível de preços em mais de 30 dias, numa rodada de negócios em que o investidor acompanhou a onda de otimismo nas Bolsas europeias e americanas.

Deixe seu Comentário:

=