Publicado por Redação em Dental - 16/05/2011

Arroz com feijão faz bem para saúde bucal

A gengiva e os dentes precisam, além de cuidados com a higiene, de vitaminas e minerais que podem evitar males como gengivite e cárie. Os nutrientes necessários são encontrados em alimentos presentes na mesa do brasileiro. 

Segundo o cirurgião-dentista e mestre em odontopediatria, Alberto Tadeu Borges, o maior problema odontológico nacional ainda é a cárie dentária.

Alguns hábitos, comuns a maioria das pessoas, são responsáveis pelo número elevado de cáries diagnosticado no país. “Principalmente a questão cultural, a falta de informação e costume  com a saúde bucal, só há procura pelo profissional dentista quando há dor, fratura de dentes anteriores , pois normalmente não há uma freqüência em visitas ao consultório”, disse.

As visitas regulares ao dentista são importantes, mas é preciso incluir na rotina o consumo de alimentos saudáveis e hábitos corretos de higiene.

Os alimentos
De acordo com informações da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) os alimentos fibrosos, entre eles verduras e frutas, ajudam a limpar os dentes e os tecidos gengivais. Já o leite e o queijo elevam o pH na boca, reduzindo a exposição dos dentes ao ácido. “A falta de algumas vitaminas obtidas pela alimentação podem causar alterações na mineralização dos dentes” complementa Borges.

Ainda de acordo com a ABO, uma das combinações mais comuns na mesa do brasileiro, o arroz com o feijão, ajudam no combate a cárie, pois retém uma boa quantidade de flúor na saliva.

Os vilões
Alguns tipos de alimentos podem fazer mal aos dentes. “Os alimentos que contém quantidades elevadas de ácido, açúcares dentre outros”, revela Borges.

Uma combinação de açúcares e amidos – presentes em doces em geral, frutas secas, refrigerantes e batata frita – com bactérias produzem substâncias ácidas que atacam o esmalte dental.

A ingestão excessiva de açucares pode ocasionar doenças. Informações da ABO apontam que o ideal é limitar a ingestão de doces para evitar a incidência de cárie.

Fone: www.odontosites.com.br | 16.05.11 


Posts relacionados

Dental, por Redação

Prefeito diz que Odontosesc agrega valor ao serviço de saúde bucal

O prefeito Paulo Duarte definiu como de fundamental importância a parceria estabelecida com a Fecomércio/MS, por meio do Serviço Social do Comercial de Mato Grosso do Sul (Sesc/MS), que permitiu instalar na cidade, por um período mínimo de cinco meses, a Unidade Móvel Odontosesc que iniciou nesta terça-feira, 30, atendimento odontológico à população corumbaense e da região pantaneira, considerada mais carente.

Dental, por Redação

Coloque fim ao medo do dentista

Se você tem fobia de dentista, marcar uma consulta pode não ser a coisa mais agradável a fazer durante o dia. Define-se “fobia” como o medo irracional que leva uma pessoa a evitar situações, objetos ou atividades desagradáveis.

Dental, por Redação

Doença gengival pode ter participação na doença de Alzheimer

Um novo estudo feito por pesquisadores na Faculdade de Odontologia da NYU mostra que a doença gengival pode aumentar o risco de desenvolver a doença de Alzheimer.

Dental, por Redação

Odontologia proporcionando sorrisos

Nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, Eliane Honel, gerente de projetos da MetLife, e Fábio Nogi, superintendente de Planos Odontológicos da MetLife, participaram do simpósio "Uma odontologia moderna proporcionando sorrisos", promovido pelo Congresso de Marketing e Gestão em Odontologia (Cogem).

Deixe seu Comentário:

=