Publicado por Redação em Dental - 13/03/2013

Estudantes de odontologia criam novo método de regeneração óssea

No início de 2011, os estudantes da Faculdade de Odontologia do Recife (FOR) Vinícius Lima e Gabriela Guerra iniciaram a pesquisa de um método de regeneração óssea a base de casca de ovo de galinha. O procedimento possui um custo 60 vezes menor que o mais utilizado nos consultórios ondotológicos.

Pelo custo alto de R$ 300 cada 0,5 g, o material não é utilizado nos serviço público de saúde. Com esta nova técnica que possui um custo de apenas R$ 5, os alunos esperam poder baratear o procedimento no serviço."Nosso interesse não é industrializar o método, mas sim divulgar e mostrar o quão simples e barato é. Os dentistas podem realizar esse procedimento no próprio posto de saúde", explica Gabriel.

A nova técnica foi inspirada em um método idiano realizado pela primeira vez em 1988 fazendo uso de casca de ovo de galinha. "O curioso desse estudo é que ele não informava como as cascas foram processadas e incluídas nas cavidades ósseas. Fizemos primeiramente testes laboratoriais em 30 ratos e já entregamos o relatório ao comitê de ética, esperando a aprovação para poder elaborar um novo projeto visando os seres humanos", disse. Após o período de teste, poderá então ser obtida  a liberação do uso em larga escala.

A casca de ovo é rica em carbonato de cálcio, o principal constituinte da matriz óssea, e serve para realizar implantes dentários ao preencher defeitos ósseio."Ele acelera o processo de regeneração óssea, e dependendo da área e extensão da lesão, esse processo de regeneração ser acelerado é crucial para manutenção dessa estrutura", ressaltou o aluno.

Fonte: jconline.ne10.uol.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Metlife lança projeto social que beneficia crianças carentes

Para colaborar com a sociedade estimulando os bons hábitos bucais, além de levar informações de maneira lúdica e descontraída para crianças e adolescentes que frequentam escolas e organizações carentes, a Seguradora Metlife lançou o projeto Dentista do Riso.

Dental, por Redação

Férias exigem atenção com saúde bucal

No período de férias escolares, é muito comum que as crianças saiam da rotina, esquecendo de atividades simples como a escovação. Por esse motivo os pais devem redobrar a atenção com o cuidado bucal de seus filhos nessa época, também marcada pelo alto consumo de açúcar.

Dental, por Redação

Câncer bucal: falta de diagnóstico explica índices elevados

Segundo tese de mestrado do dentista Érico Marcos de Vasconcelos, câncer bucal, em São Paulo, só é diagnosticado quando em estado avançado.

Deixe seu Comentário:

=