Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 10/01/2013

Atividade física ajuda na prevenção de síndromes metabólicas

Estudo realizado pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (Universidade de São Paulo) com camundongos revelou parte dos mecanismos metabólicos pelos quais a prática de atividade física ajuda a prevenir problemas de saúde causados pela má alimentação, como diabetes e acúmulo de gordura no fígado.

Os animais foram alimentados durante seis semanas com uma dieta que continha chocolate, bolacha de maisena, amendoim e açúcar. Após esse período, os pesquisadores verificaram que os camundongos já desenvolviam um quadro de intolerância à glicose, resistência à insulina e obesidade.

Para verificar se a prática de atividade física era capaz de prevenir esse quadro, os animais foram submetidos a um programa de treinamento de dois meses, que incluía uma hora de exercício físico aeróbio na esteira com intensidade moderada, cinco dias por semana.

Os resultados mostraram que os animais que praticaram atividade física tiveram elevação de peso de 8,7% e não desenvolveram hiperglicemia, intolerância à glicose ou resistência à insulina. Além disso, tiveram um aumento bem mais discreto nos níveis de colesterol.

Fonte: R7


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Pesquisador testa hormônio para substituir cirurgia de redução do estômago

Um estudo em curso na Grã-Bretanha está testando o uso de hormônios para combater a obesidade e substituir cirurgias de redução de estômago em pacientes obesos.

Saúde Empresarial, por Redação

Cresce número de beneficiários de planos no interior dos Estados

Número de beneficiários de planos de saúde no interior dos Estados aumenta, segundo levantamento do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). De acordo com o estudo realizado para as Regiões Metropolitanas (RM) dos Estados contemplados na PME/IBGE,

Saúde Empresarial, por Redação

Tire sete dúvidas sobre medicamentos genéricos

Os medicamentos genéricos são vendidos no Brasil há mais de 11 anos. Segundo um estudo da ProTeste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor)

Deixe seu Comentário:

=