Publicado por Redação em Notícias Gerais - 25/04/2011

Audiência discutirá saneamento básico amanhã

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza audiência pública nesta terça-feira para discutir a situação do saneamento básico no País. A reunião está prevista para as 14 horas, em plenário a ser definido.

O debate terá como objetivo definir ações que possam levar água tratada, rede de esgoto e estação de tratamento para todas as cidades e cidadãos brasileiros. Dados do Ministério das Cidades indicam que apenas 43% da população brasileira têm acesso a redes de esgoto e apenas 1/3 do que é coletado é tratado.

Segundo o deputado Toninho Pinheiro (PP-MG), que solicitou o debate, grande parte das nascentes, rios e lagos do País encontram-se poluídos atualmente e a situação se agrava com a falta de investimentos em saneamento básico.

“No Brasil, existem inúmeras regiões sem água tratada, regiões sem nenhuma água e uma grande maioria de esgoto a céu aberto, poluindo a vida humana. Precisamos, com urgência, de projetos e ações que possam garantir 100% de água e esgoto tratados”, afirma o deputado, destacando ainda a necessidade de mobilizar o governo federal sobre o assunto.

De acordo com a organização não-governamental Instituto Trata Brasil, que estuda o problema e busca conscientizar a população e o governo sobre sua importância, 70% dos brasileiros sequer sabem o que é saneamento e associam o termo a qualquer outra coisa, como asfalto, luz e transportes.

Para o presidente-executivo do instituto, Édison Carlos, o País sofre hoje a herança de anos de descaso com o saneamento público. Segundo ele, a situação atual melhorou, mas o investimento de R$ 10 bilhões por ano em saneamento ainda não é suficiente, pois o dinheiro muitas vezes não chega a se concretizar em obras.

“Passamos 20 anos sem ser prioridade neste país. O deficit que se criou faz com que seja muito difícil resolver esse problema a curto prazo. Precisaremos de pelos menos 60 anos”, afirmou Carlos, definindo como “muito otimista” o Plano Nacional de Saneamento Básico, do governo federal, que prevê a universalização do serviço até 2030. As informações são da Agência Câmara.

Fonte: www.investimentosenoticias.com.br | 25.04.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Prefeitura de SP vai isentar de impostos empresa que for para zona leste

A Prefeitura de São Paulo vai isentar de impostos empresas com capacidade de geração de empregos que se instalem na zona leste de São Paulo.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa quer IR zero para investidor de pequenas e médias empresas

A bolsa de valores paulista pediu ao governo que conceda isenção do Imposto de Renda para compradores de ações de pequenas e médias empresas listadas, informou nesta quinta-feira o presidente da BM&FBovespa, Edemir Pinto.

Notícias Gerais, por Redação

BNDES: investimento no Brasil crescerá pelo menos 5% em 2013

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, estimou nesta quinta-feira que a taxa de investimento no País, medida pela formação bruta de capital fixo, deve crescer pelo menos 5% em 2013, depois de recuar 4% no ano passado.

Notícias Gerais, por Redação

Inflação pelo IGP-10 desacelera para 0,42% em janeiro

O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) registrou elevação de 0,42% em janeiro, após alta de 0,63% em dezembro, influenciado principalmente pela desaceleração dos preços no atacado, informou nesta quinta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Deixe seu Comentário:

=