Publicado por Redação em Notícias Gerais - 27/09/2012

BC: previsão de crescimento do PIB despenca para 1,6% em 2012

O Banco Central reviu nesta quinta-feira a previsão de crescimento da economia brasileira para 2012, que passou de 2,5% em junho para apenas 1,6% em setembro. A estimativa está no relatório de inflação publicado a cada três meses pela autoridade monetária. Na última revisão, o BC já havia reduzido a estimativa de alta do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas no Brasil, de 3,5% para 2,5%.

Para o BC, a piora no cenário da economia brasileira este ano se justifica, principalmente, pelo desempenho da indústria. A estimativa anterior da autoridade monetária era de que a produção do setor tivesse alta de 1,9% este ano, projeção que passou para 0,1% negativo. As estimativas para a agropecuária se mantiveram praticamente estáveis, ao passarem de -1,5% para -1,4%.

O consumo das famílias deve diminuir até o final do ano, segundo as perspectivas do Banco Central. A estimativa de crescimento da demanda doméstica passou de 3,5% em junho para 3,3% na previsão divulgada hoje. Em contrapartida, os gastos do governo devem aumentar, de 3,2% para 3,7%.

A previsão para as exportações brasileiras caiu 3,2 pontos percentuais entre junho e setembro, atingindo apenas 0,9% de crescimento para o ano. O País também deve importar menos produtos, já que a projeção do Banco Central para o item caiu para menos da metade, passando de 5,6% há três meses para 2,7%. Segundo a autoridade monetária, a revisão reflete a moderação da demanda doméstica.

 Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Sem vaga, HC manda para casa mulher com 26 quilos em SP

Sofrendo há 11 anos de anorexia nervosa e bulimia, Maria Cleneilda Fernandes de Oliveira, 27, não conseguiu ser internada no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, onde ela se trata desde novembro de 2007. As dez vagas do serviço especializado em transtornos alimentares já estavam cheias na terça-feira (27).

Deixe seu Comentário:

=