Publicado por Redação em Dental - 07/04/2011

Bebida fria e comida quente causam sensibilidade dental, diz nutricionista

Dentro do corpo, sólidos e líquidos se adaptam à temperatura interna.
 
Logo após o Bem Estar desta quarta-feira (6), a nutricionista Beatriz Botéquio tirou as principais dúvidas enviadas pela internet.

A especialista disse que não há uma relação ml/kg, ou seja, entre a quantidade de alimento ingerida e o que pode ser bebido nas refeições.

Líquidos gelados com alimentos quentes podem causar sensibilidade nos dentes, mas dentro do corpo eles se adaptam à temperatura interna, destacou Beatriz.

Segundo ela, alguns chás ajudam no processo digestivo, mas em pequena quantidade (até 200 ml). Orientais e gaúchos que têm o hábito de tomar chás e chimarrão, respectivamente, devem fazê-lo de forma moderada, pois o excesso é capaz de prejudicar a absorção de nutrientes pelo organismo.

A nutricionista também afirmou que água com sabor só engorda se contiver açúcar e calorias na composição. Já beber cerveja em uma refeição tende a provocar uma maior sensação de estômago cheio e mal estar. Dois copos para o homem e um para a mulher são o limite máximo, alertou Beatriz.

Ainda de acordo com ela, quem toma sopa não deve ingerir outros líquidos de acompanhamento. E os que gostam de refrigerante devem saber que o gás desencadeia uma sensação momentânea de estômago cheio e de que a barriga aumentou. Se a bebida tiver muita caloria, aí sim pode se transformar em gordura.

Chás brancos e verdes são feitos com substâncias que ajudam a acelerar o metabolismo, mas não funcionam isoladamente, ressaltou a especialista. É preciso aliá-los a uma boa dieta e a exercícios físicos.

Por fim, Beatriz disse que, no café, a pessoa precisa optar por apenas um líquido (café, suco ou leite) para não prejudicar a digestão.

Fonte: g1.globo.com/bemestar | 07.04.11 


Posts relacionados

Dental, por Redação

Livre sua escova de dentes de fungos e bactérias

A escova de dentes é a maior aliada da saúde bucal, mas também pode se tornar uma inimiga se não for conservada adequadamente. Isso porque o instrumento se torna o ambiente ideal para que bactérias, fungos e vírus proliferem.

Dental, por Redação

Saiba o que é placa dental bacteriana

Trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e açúcares que se forma sobre os dentes. É a principal causa de cáries e gengivite. Se não for removida diariamente, endurece e forma o tártaro.

Dental, por Redação

Crianças também são vítimas do mau hálito

A odontopediatra Erica Negrini Lia, professora-adjunta do curso de odontologia da UnB (Universidade de Brasília), garante que as crianças não estão livres da halitose, popularmente conhecida como mau hálito.

Dental, por Redação

Ministério aumenta recursos para a saúde bucal

Portaria com novas regras foi assinada pelo ministro Alexandre Padilha nesta terça-feira. O aumento para implantação dos CEOs é de 50% e de 25% para custeio

Dental, por Redação

Escovar os dentes diminuiu riscos de pneumonia, diz estudo

Escovar os dentes não previne apenas doenças na gengiva, mas também reduz os riscos de pneumonia. É o que destaca novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Medicina de Yale.

Deixe seu Comentário:

=