Publicado por Redação em Dental - 29/04/2015

Clareamento caseiro: técnica com casca de banana funciona?

Receitas que usam casca de banana, de laranja, bicarbonato de sódio e água oxigenada podem ser perigosas para a saúde bucal

Basta jogar as palavras “clareamento dental caseiro”em um site de busca para que inúmeras receitas branqueadoras saltem da tela do computador. Uma delas garante que esfregar a parte de dentro da casca de banana ou laranja deixa os dentes mais brancos, pois os minerais encontrados nesses alimentos (potássio, magnésio e manganês) teriam esse poder.

Para Alexandre Bussab, cirurgião-dentista especializado em estética, o efeito dessa técnica é mal interpretado pelas pessoas. “O que acontece é que o atrito dessas cascas fibrosas com a superfície do dente elimina, de forma efetiva, as crostas, os restos de alimentos e a placa bacteriana do esmalte dental, deixando-o com uma aparência mais limpa, mas não mais branca”, diz o especialista.

O mesmo acontece quando se acrescenta bicarbonato de sódio à pasta de dente. Por ser bem abrasiva, essa substância também dá uma boa limpada na superfície dental, deixando-a com uma aparência mais clara.

O que muitos não sabem é que o constante atrito dessesprodutos com o esmalte dental pode trazer mais malefícios do que benefícios aos dentes. “O bicarbonato especificamente é um abrasivo altamente potente que, em contato com o esmalte dental constantemente,torna-o mais poroso e enfraquecido. Assim, ao longo do tempo,o dente vai ficar mais suscetível à cárie, às manchas e àerosão”, diz Alexandre.

Água oxigenada e língua

Entre todas as técnicas caseiras utilizadas para clarear os dentes, a mais efetiva é aquela que usa água oxigenada para fazer bochechos. Como é uma solução aquosa do peróxido de hidrogênio (substância que está entre os componentes do gel clareador utilizado nos clareamentos profissionais), realmente consegue deixar os dentes mais brancos.

No entanto, Alexandre também desaprova seu uso fora do consultório do dentista. “Além da sua concentração de peróxido de hidrogênio ser bem menor do que a dos géis clareadores de consultório, o que torna o seu efeito branqueador bem mais fraco, o uso contínuo da água oxigenada causa glossite que é o endurecimento da língua. E isso vem escrito na bula”, diz o especialista.

Para Alexandre, sempre que o paciente quiser fazer em casa alguma técnica de cunho estético, preventivo ou curativo, deve antes comunicar seu dentista. “Por mais simples que seja prática, muitas vezes ela é mais perigosa do que parece. Pode resolver um problema momentaneamente, mas causar outros muitos mais sérios para o resto da vida” diz o especialista.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Saúde bucal é prejudicada por grades dentárias

São a última moda em adorno dental, mas não há nada de bonito no dano que podem trazer a seu sorriso.

Dental, por Redação

Coloque fim ao medo do dentista

Se você tem fobia de dentista, marcar uma consulta pode não ser a coisa mais agradável a fazer durante o dia. Define-se “fobia” como o medo irracional que leva uma pessoa a evitar situações, objetos ou atividades desagradáveis.

Dental, por Redação

Uso do Fio Dental vs. Revisão sobre Gengivite

Passar ou não o fio dental? Essa pode ser a pergunta que você se faz ao olhar no espelho.

Dental, por Redação

Prevenção é o remédio contra o câncer bucal

A prevenção ainda é o melhor remédio contra o câncer bucal, que atingiu no ano passado 14.120 pessoas no País, sendo 10.330 homens e 3.790 mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Dental, por Redação

Mitos e verdades sobre a saúde bucal

Todos sabem que existe a maneira certa para manter os dentes e a gengiva saudáveis. Porém muitas vezes agimos de forma errada por crenças e mitos que acreditamos serem, de fato, os corretos. Por isso, esclarecemos as principais dúvidas em torno da saúde bucal para que você não coloque seus sorriso em risco

Dental, por Redação

Botox, CFO e uma polêmica na odontologia

Com base em uma resolução publicada nesta segunda-feira (5), no DOU (Diário Oficial da União), o Conselho Federal de Odontologia proibiu o uso de botox e do ácido hialurônico por dentistas, para fins estéticos.

Deixe seu Comentário:

=