Publicado por Redação em Previdência Corporate - 25/08/2011

Beneficiário do INSS já pode consultar pela internet se vai receber revisão do teto

SÃO PAULO – Os aposentados e pensionistas já podem consultar, por meio de extrato de pagamento disponibilizado no site da Previdência Social, se estão entre as pessoas que vão receber a diferença pela revisão do teto. 
 
Também será possível consultar o valor a que tem direito, bastando comparar quanto recebiam antes e o quanto vão receber a partir da folha de pagamento de agosto. Os pagamentos do mês em questão para quem ganha acima de um mínimo – nos quais estão incluídos os que têm direito à revisão do teto – acontecem de 1º a 8 de setembro. 
 
Inicialmente, em meados de julho, a Previdência havia anunciado que 117.135 pessoas teriam direito a ter o benefício corrigido, já que, na época em que se aposentaram, tiveram o benefício limitado pelo teto previdenciário. Isso ocorreu no período de 5 de abril de 1991 a 31 de dezembro de 2003. 
 
Agora, conforme confirmado pela assessoria de imprensa do ministério, este número foi reduzido para 107.352 beneficiários. Os quase 10 mil restantes serão analisados pela Previdência, a fim de que se saiba se têm direito à revisão. 
 
Além do extrato de pagamento, disponível no site da Previdência (www.previdencia.gov.br), os beneficiários poderão consultar o extrato bancário e devem receber uma carta do ministério avisando se vão receber a correção referente à revisão do teto. 
 
Sobre estas duas últimas formas de consulta, em reunião realizada entre o procurador do MPF-SP (Ministério Público Federal em SP), Jefferson Aparecido Dias, o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, João Batista Inocentini, e representantes da Previdência, foi decidido que os segurados podem retirar os extratos bancários a partir do próximo dia 25 e vão receber um comunicado do INSS em 1º de setembro.
 
Décimo terceiro
Além das correções relativas à revisão do teto, os benefícios da Previdência poderão consultar pelo extrato no site da Previdência, os pagamentos da primeira parcela do 13º salário, que ocorrerão na folha de agosto. 
 
Em relação ao abono, mais de 24 milhões de pessoas têm direito à recebê-lo de forma antecipada, tanto as com benefício de até um mínimo como as com benefício acima deste valor. No primeiro caso, os pagamentos ocorrem nos últimos cinco dias úteis de agosto e, no segundo, nos primeiros cinco dias úteis de setembro.
 
A maioria delas deve receber 50% do décimo terceiro, com exceção de quem passou a receber o benefício depois de janeiro deste ano. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente. Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor, já que o benefício é temporário.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 25.08.11

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Previdência concede 57% dos pedidos

Nos primeiros sete meses deste ano, aumentou o percentual de concessões de auxílio-doença do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Grande ABC.

Previdência Corporate, por Redação

Há um plano de previdência adequado a cada um

Com o décimo terceiro salário chegando e a oferta maior dos bancos, nessa época do ano, de planos que prometem conforto e tranquilidade na aposentadoria, é preciso se informar para garantir a segurança que um investimento de toda uma vida exige.

Previdência Corporate, por Redação

MetLife se destaca no setor de previdência privada do anuário Valor 1000

A MetLife figura entre as dez maiores fornecedoras de previdência privada na 12ª edição do anuário Valor 1000, publicação do jornal Valor Econômico que lista as mil maiores empresas do Brasil.

Previdência Corporate, por Redação

Revisão pode atingir 600 mil benefícios do INSS

A Justiça concedeu liminar garantindo a revisão a auxílios-doença, aposentadorias por invalidez e pensões concedidas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) entre 29 de novembro de 1999 e agosto de 2009.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência: prazo para pagar contribuições termina quinta-feira

Empreendedores individuais, empregadores domésticos, donas de casa e desempregados que contribuem para a Previdência têm até a quinta-feira para pagar a contribuição do mês de fevereiro. Quem pagar depois dessa data terá que pagar multa.

Deixe seu Comentário:

=