Publicado por Redação em Previdência Corporate - 08/10/2013

Como trocar de plano de previdência sem ter que pagar IR?

Os planos de previdência em geral cobram taxas muito elevadas e acabam sendo armadilhas, pois as pessoas tendem a deixar os recursos investidos no longo prazo nas instituições. O mecanismo Portabilidade surgiu para permitir que as pessoas pudessem migrar para outros planos de mesmas características e com custos menores.

Infelizmente poucas pessoas utilizam esse mecanismo. Pesquise, pois há planos na casa de 1% ao ano de taxa de administração. O processo de migração deve ser conduzido pela instituição que irá receber os recursos. Existe uma certa burocracia operacional, mas qualquer trabalho compensa se você economizar 0,5% ao ano que seja. Se as taxas de seu plano são astronômicas, você poderá economizar muito mais.

Faça tudo de uma vez. Você carregará as condições de imposto de renda que estão vigorando, sem qualquer prejuízo com a mudança, pois a legislação estabelece regras que protegem o investidor nesses processos de Portabilidade.

*Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.

Fonte: http://exame.abril.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Bahia: no dia das crianças, inss investe em futuros cidadãos

De Salvador (BA) A sexta-feira 12 de outubro é feriado nacional no Brasil. O País de maioria católica comemora o dia dedicado à padroeira, Nossa Senhora Aparecida.

Previdência Corporate, por Redação

Pagamento de 13º salário proporcional

O pagamento da primeira parcela do 13º salário sairá a partir do mês de agosto, inclusive para os segurados que tiveram o benefício concedido este ano.

Previdência Corporate, por Redação

Pior horário para enviar a declaração é entre 14h e 15h, afirma supervisor do IR

"O horário de maior concentração de envio de declaração de IR acontece entre as 14h e 15h". A informação é do supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, para quem o melhor horário para o envio da declaração é após as 20h.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência será debatida amanhã

Na esteira da nova previdência social defendida pelo governo Federal, o governo do Ceará estuda novos modelos de aposentadoria complementar para futuros servidores Estaduais.

Previdência Corporate, por Redação

Líderes não entram em acordo e votação da previdência do servidor segue indefinida

Depois de uma tarde de muito debate no Plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, a votação do projeto de lei que cria o fundo de previdência complementar do servidor público (Funpresp - PL 1992/07) foi adiada para a próxima terça-feira (14).

Deixe seu Comentário:

=