Publicado por Redação em Notícias Gerais - 27/03/2015

Boas maneiras no ambiente corporativo

O que as pessoas mais observam em um primeiro encontro? Digo isso, pois recentemente saiu uma pesquisa pela Universidade da Califórnia e demonstrou que: 55% dos indivíduos atentam-se primeiro para a aparência em um primeiro encontro.

Muitos se perguntam, é uma pesquisa fora do nosso país, isso não tem coerência! Quando se fala em aparência que é algo inerente, somos muito parecidos, nos gestos, nos olhares e nos dizeres.

Diante deste enunciado a pesquisa identifica que não é somente a vestimenta que conta, a atitude e a linguagem corporal também diz muito sobre as pessoas.

Pensando em todos esses elementos de risco para o sobrevivente dentro da organização, segue algumas dicas para melhorar sua postura profissional:

1) Aparência engloba tudo o que pode ser visto a sua volta! Ou seja, considere objetos, mesa e demais atrativos que compõe seu ambiente de trabalho; não somente a parte física;

2) Inicie bem um encontro com um aperto de mão seguro e confiante, cuidado apenas para não apertar muito forte ou de menos (mão-mole);

3) Mostre-se aberto a conversa, sorria, descruze os braços e tenha uma postura alinhada;

4) Pronuncie bem as palavras, fale sempre em tom adequado ao ambiente;

5) Cuidado para não ser afobado, ouça antes de falar, ao conversar o receptor dará as dicas e os caminhos a seguir para que conduza uma boa conversa;

6) No dia a dia da empresa seja gentil e educado, isso vale para todos ( bom dia, boa tarde, por favor, obrigada, obrigado, com licença) são comportamentos bem-vindos!;

7) Dê continuidade aos bons hábitos de uma postura profissional, essa conduta é importante para consolidar a impressão positiva ao longo do tempo, ser pontual durante o dia a dia no trabalho já conta 50% de pontos positivos para seu crescimento.

Lembre-se: o maior responsável pelo seu crescimento profissional é você, por isso, faça com que ele aconteça. Disse Confúcio, em uma de suas frases brilhantes “entre duas palavras, escolha sempre a mais simples. Entre duas palavras simples, escolha sempre a mais curta”.

Mãos a obra!

*Rosineia Oliveira dos Santos, Professora, Pesquisadora no Grupo: Interdisciplinaridade: Movimento E Transformação, Núcleo de Estudos e Pesquisas.

Fonte: Jornal do Brasil


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Superávit do setor público é o menor para o semestre desde 2010, diz BC

Economia do governo para pagamento de juros, o superávit primário, caiu 20,5% no primeiro semestre na comparação com o mesmo período de 2012

Notícias Gerais, por Redação

Profissionais de até 30 anos trabalham melhor quando são desafiados

Profissionais com idade entre 20 e 30 anos trabalham melhor quando são desafiados. Ao menos, é o que aponta pesquisa realizada pela Page Personnel - empresa global de recrutamento especializado em profissionais de suporte à gestão e primeira gerência.

Deixe seu Comentário:

=