Publicado por Redação em Dental - 15/05/2015

Bolada na cara? Saiba o que fazer para salvar seu den

Cuidados ao quebrar o dente, até mesmo ao morder alimentos

Conheça o relato de gente que quebrou o dente bêbado, com a patada de um cachorro, com a cabeçada do irmão e comendo pêssego.

Quebrar o dente é bem desagradável. Além da dor, a aparência banguela e o inchaço, que às vezes acompanha a cena, não são nada sedutores. Mas sempre há conserto, seja com restaurações ou reimplantes. O diferente mesmo são as histórias que antecedem os acidentes. Conheça quatro bem curiosas e saiba o que fazer em caso de dente partido, restauração solta ou lábio cortado.

Fratura em dose dupla

Ângelo e Antônio Junqueira, 25 anos, sempre foram irmãos muito unidos. Tão unidos que até conseguiram quebrar o dente juntos durante uma brincadeira. “A gente sempre jogava futebol na laje juntos. Brincávamos de gol a gol. Um dia eu dei um chute mais forte e acertei o rosto do meu irmão que caiu gritando e dizendo que eu tinha quebrado o dente dele. Fiquei preocupado e corri para ajudar. Quando me aproximei, ele levantou a cabeça com tudo e acertou minha boca em cheio. Resultado? Os dois no dentista com o dente quebrado”, conta Antônio.

Bolada na cara

Essa é uma história clássica que reúne crianças, um jogo de queimada e uma bola bem dura. Lucas Junko, 28 anos, adorava participar de todos os campeonatos da escola. “Tinha uns 11 anos e era a estrela do time da escola. Mas do nada tomei uma bolada no rosto que eu não sei nem de onde veio. Apaguei na hora e quando acordei, além da tontura, fui informado que tinha perdido o dente inteiro. Chorei demais, porque achei que ia ficar banguela para sempre”, brinca Lucas. Neste caso, só o implante resolveu.

Caroço do pêssego e fofoca

“Estava no maior papo com uma amiga no telefone e comendo um pêssego. Ele estava tão delicioso que, no finalzinho, coloquei o caroço na boca para chupar todo o caldinho. Quando minha amiga me contou uma fofoca inacreditável acabei sem querer dando uma bela mordida no caroço e ouvi um estalo. Na hora eu soube: minha restauração tinha soltado”, lembra Daniella Lessa, 34 anos.

“Quando isso acontece é indicado fazer bochechos com água morna para reduzir a sensibilidade e continuar normalmente com a higienização da área para manter a cavidade sempre limpa, evitando infecções. Também é bom evitar mastigar qualquer alimento com o dente danificado, pois isso poderá prejudicar suas estruturas internas”, diz o endodontista Eduardo Fonseca Bello.

Patada de cachorro

Karen Mello, 33 anos, foi recrutada pela amiga para resgatar um cachorro na rua e levá-lo ao veterinário. Lá, o bichinho deu mais trabalho do que elas imaginavam. “Ele era enorme e estava com muita dor, porque estava com a perna quebrada. Na hora de examiná-lo, foi preciso muita gente para segurá-lo e eu me prontifiquei. Quando a veterinária mexeu no ferimento, ele deu um pulo e me deu uma patada no lábio que cortou por causa da unha dele. Sangrou demais. O pedaço do dente que quebrou foi pequeno. No fim, era eu sendo tratada de um lado e o cachorro do outro”, diz Karen.

Em casos de cortes no lábio, recomenda-se lavar bem o local com água ou água oxigenada e pressionar o sangramento com uma gaze umedecida. Colocar um pouco de gelo ou chupar um sorvete também pode ajudar a aliviar a dor e a não inchar.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Coloque fim ao medo do dentista

Se você tem fobia de dentista, marcar uma consulta pode não ser a coisa mais agradável a fazer durante o dia. Define-se “fobia” como o medo irracional que leva uma pessoa a evitar situações, objetos ou atividades desagradáveis.

Dental, por Redação

Saiba a importância da utilização dos enxaguatórios bucais

A cárie dentária e doenças gengivais são causadas principalmente pela placa bacteriana que nada mais é do que uma película esbranquiçada que se adere às superfícies dos dentes e é formada principalmente por bactérias e restos alimentares.

Dental, por Redação

Cuidados com a escova dental

Sua escova dental requer mais atenção do que os poucos minutos que você gasta duas vezes ao dia usando-a.

Dental, por Redação

Os dentes de uma pessoa podem influenciar seu sucesso na vida

Os dentes de uma pessoa podem influenciar seu sucesso na vida, diz um grupo de psicólogos. Pesquisadores do Kings College, em Londres, constataram que um grupo de cerca de cem voluntários avaliou os mesmos indivíduos de forma desfavorável quando eles foram representados em fotografias com os dentes cariados ou manchados.

Deixe seu Comentário:

=