Publicado por Redação em Dental - 26/10/2012

Saiba o que fazer quando o dente quebra

Um tombo inesperado, uma comida dura, um jogo de futebol... e o dente quebra. Antes de se desesperar é preciso saber o que fazer exatamente para que os danos não sejam maiores. Segundo o dentista Joel dos Santos, o melhor a fazer é guardar o pedaço do dente fraturado. “É indicado guardar o fragmento em leite, água ou soro fisiológico e procurar imediatamente o seu dentista”, diz.
 
Não se esqueça de retirar a sujeira ou os fragmentos de dentes da área ferida e limpar com água morna. Se o dente quebrou depois de uma colisão ou pancada no rosto o indicado, também, é colocar uma compressa fria na face, no local do dente ferido, para minimizar o inchaço. “Fique tranquilo, porque é possível recuperar o dente quebrado, com excelente qualidade estética, e mesmo se você perder o pedaço do dente quebrado, ainda há solução”, garante o especialista.
 
Situações especiais
Nem sempre o dente quebra ao comer uma maçã em casa. Às vezes, o acidente é mais grave ou longe de casa. Para essas ocasiões atípicas, existem algumas dicas para manter tudo sob controle.
 
Como estancar o sangue?
Faça compressão (aperto) com gaze, algodão ou algum material do tipo. “De preferência com água oxigenada”, recomenda Joel.
 
Se a língua foi cortada, é melhor ir ao hospital antes de ir ao dentista?
Pode-se ir diretamente a um dentista com especialidade em cirurgia bucomaxilo. “Caso necessite de pontos o dentista está habilitado a suturar, contudo se a lesão for muito grande procure o pronto socorro mais próximo”, indica a dentista Melissa Maeda, da clínica Sorridents.
 
Caso esteja acampando, e a cidade mais próxima fica muito distante, o que é recomendado fazer?
Estanque o sangue com gelo. Se conseguir pegar o pedaço do dente fraturado é indicado guardar o fragmento em leite ou soro fisiológico e procure imediatamente o seu dentista. “Caso não tenha esses produtos, coloque o fragmento em água ou saliva”, diz Melissa.
 
Como escolher o dentista se estiver viajando?
Preferencialmente um profissional com especialidade na área de dentística. “É indicado buscar informações com pessoas ou clínicas que tenham referencia na cidade visitada”, aconselha Joel.
 
Como é a manutenção de um dente quebrado?
Dentes quebrados precisam ser monitorados para verificar se não há complicações tardias. Após prestar os cuidados iniciais o profissional definirá o intervalo entre as visitas para controle, variando de 15 dias a 90 dias. “Se for possível reconstruir o dente usando apenas resina é importante o controle normal de qualquer restauração e a troca só será necessária caso haja infiltração, desgaste ou alteração da cor”, explica Melissa.
 
Existem precauções para não quebrar o dente?
Evitar comidas muito duras. Pacientes que praticam esportes de contato (boxe, futebol e etc.) devem utilizar protetores bucais que distribuem a força do impacto de forma a não fraturar os dentes. Melissa lembra que o correto posicionamento dental na boca também diminui o risco de fratura em casos de acidentes.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Dental, por Redação

Acadêmicos da UFSC realizam 1240 atendimentos odontológicos no Estágio de Verão

Nos meses de janeiro e fevereiro, 31 alunos do curso de odontologia da UFSC tiveram uma temporada diferente: passaram as manhãs atendendo à população durante o Estágio de Verão. T

Dental, por Redação

A saúde bucal insatisfatória das mães pode afetar a saúde bucal dos filhos no longo prazo

Mães podem desejar dar aos filhos o melhor de tudo, porém, uma mãe com problemas bucais pode estar transmitindo uma herança dolorosa aos seus descendentes, de acordo com pesquisadores na Nova Zelândia.

Dental, por Redação

Estudo associa bruxismo à dificuldades respiratórias

"Tem bruxismo? Isso é stress". Quem convive com o problema de apertar e ranger os dentes enquanto dorme já ouviu esta frase, pelo menos, uma vez na vida.

Deixe seu Comentário:

=