Publicado por Redação em Notícias Gerais - 30/03/2011

Brasil pode comprar parte da dívida soberana de Portugal

O Brasil pode comprar uma parte da dívida soberana portuguesa para ajudar a economia da antiga potência colonial a superar a grave crise financeira, afirmou a presidente Dilma Rousseff em declarações à imprensa lusitana.

"Estamos estudando a melhor maneira de participar na recuperação da economia portuguesa. Nossas equipes têm um diálogo permanente e fluente sobre esta questão", declarou Dilma Rousseff em uma entrevista ao jornal Diário Econômico.

"Uma das possibilidades é a compra de uma parte da dívida soberana portuguesa", destacou a presidente, que também mencionou a análise de "outras alternativas", como "a compra antecipada de títulos brasileiros atualmente nas mãos do governo português".

Dilma Rousseff já havia destacado na terça-feira que o Brasil faria todo o possível para ajudar Portugal, mas também lembrou que no país existem "regras muito rígidas sobre a utilização das reservas".

A presidente do Brasil disse ainda que, até o momento, Portugal não apresentou nenhum pedido formal de ajuda.

Dilma Roussef está em Coimbra (região central de Portugal) para assistir nesta quarta-feira a uma cerimônia em homenagem a seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, na célebre universidade desta cidade.

Mas a presidente encurtou a visita a Portugal ao tomar conhecimento da morte de José Alencar, vice-presidente brasileiro durante os dois mandatos de Lula, e cancelou assim as reuniões previstas para a tarde com o colega português, Aníbal Cavaco Silva, e com o primeiro-ministro demissionário José Sócrates.

Fonte: www.investimentosenoticias.com.br | 30.03.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Economia começou 2013 com ritmo mais intenso, diz Fazenda

  'Economia brasileira continua crescendo gradualmente', diz boletim. Relatório não traz, porém, previsão de crescimento para o PIB no ano.

Notícias Gerais, por Redação

Inflação da terceira idade avança 5,82% em 2012, mostra FGV

O Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i), que mede a inflação para a população acima de 60 anos, registrou variação de 1,59% no quarto trimestre de 2012, fechando o ano em 5,82%, de acordo com levantamento da Fundação Getulio Vargas divulgado nesta segunda-feira (14).

Notícias Gerais, por Redação

GT que definirá funcionamento da Funpresp deve ter primeira reunião esta semana

O grupo de trabalho que vai definir o funcionamento da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) deve começar a se reunir esta semana.

Notícias Gerais, por Redação

Após três meses, dólares voltam a deixar Brasil em meio à crise

Informações divulgadas nesta quarta-feira (9) pelo Banco Central revelam que houve a saída líquida de dólares do Brasil,ou seja,acima do volume de dinheiro que entrou no país, no montante de US$ 134 milhões em todo mês de outubro.

Deixe seu Comentário:

=