Publicado por Redação em Notícias Gerais - 07/03/2012

Brasil pode passar França e ser quinta economia em 2012

O crescimento de 0,3% do PIB (Produto Interno Bruto) no quarto trimestre, em relação ao terceiro trimestre de 2011, ficou dentro do esperado pelo mercado e confirmou o fraco desempenho da economia no final do último ano.

No acumulado de 2011 a alta foi de modestos 2,7% e frustrou o cenário de um crescimento mais vigoroso projetado pelo governo. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (6).

Sob a ótica da oferta, o destaque foi a agricultura, que cresceu 0,9% nos últimos meses do ano passado. A decepção ficou com a indústria, que mostrou retração de 0,5% no quarto trimestre.

Quando se trata de demanda, o PIB foi puxado pelo consumo das famílias (4,10% no ano) e retraído pelo baixo investimento (FBKF) de 4,81% no ano e o consumo do Estado em menos de 2%.

Política monetária
Na avaliação do economista da Gradual, André Perfeito, os números mostram que o Banco Central acertou em cheio na reversão da política monetária em final de agosto e o viés expansionista é necessário no atual momento.

Ainda que o resultado do PIB tenha sido fraco, os economistas da MCM têm uma visão mais animadora para este ano, uma vez que as medidas de estímulo e a política monetária expansionista devem dar um "empurrão" na atividade econômica.

Do lado da oferta, a MCM espera uma recuperação da indústria, especialmente no segundo trimestre de 2012. Já do lado da demanda, a baixa taxa de desemprego e o crescimento do rendimento real dos trabalhadores devem sustentar o consumo das famílias.

Fonte: infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Brasil deve recuperar posto de 6ª maior economia em 2013, mostra FMI

Em 2012, país voltou a perder a posição para o Reino Unido. Previsão do fundo é que PIB brasileiro supere o da França em 2016.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa inicia pregão em alta, na expectativa por estímulos na Europa

O Ibovespa inicia o pregão desta segunda-feira (21) com ganhos de 0,90%, aos 59.819 pontos, segundo cotação das 10h17 (horário de Brasília), sustentado pelo otimismo com novas medidas anticrise.

Notícias Gerais, por Redação

Empresário brasileiro segue otimista com a economia nacional, diz pesquisa

O clima de incerteza mundial parece não ter afetado nem um pouco as perspectivas dos empresários brasileiros.

Notícias Gerais, por Redação

Atividade econômica despenca e fecha 2011 com avanço de 2,6%

atividade econômica brasileira encerrou 2011 com crescimento de 2,6%, uma redução de 4,9 pontos percentuais frente ao registrado no fechamento de 2010.

Deixe seu Comentário:

=