Publicado por Redação em Notícias Gerais - 23/09/2016

PIB brasileiro segue em queda, mas retomada econômica pode vir antes do previsto, diz OCDE

Melhora no curto prazo de indicadores como taxa de investimentos e produção industrial são bom sinal

A diminuição das incertezas no cenário político brasileiro e o desempenho positivo de alguns indicadores econômicos levaram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a melhorar suas previsões em relação à economia do Brasil.

Um estudo divulgado nesta quarta-feira pela organização prevê que o PIB brasileiro cairá 3,3% neste ano. Em junho, a estimativa era que a retração seria mais acentuada, de 4,3%.

Para 2017, a previsão é que a economia terá queda de 0,3%, em vez do 1,7% estimado em junho.

O relatório Perspectivas Econômicas Intermediárias antecede o estudo mais completo realizado semestralmente com previsões para a economia mundial.

Jens Arnold, economista da OCDE responsável pelas análises sobre o país, disse à BBC Brasil que a melhora de alguns indicadores de curto prazo, como o crescimento dos investimentos e da produção industrial, são sinais de que talvez a retomada da economia brasileira ocorra um pouco mais cedo do que pensávamos.

A taxa de investimentos (também chamada de formação bruta de capital fixo) voltou a crescer no segundo trimestre deste ano, após mais de dois anos seguidos em queda. A produção industrial também teve desempenho positivo no mesmo período.

Para o economista alemão da OCDE, a definição do presidente que governará o Brasil até 2018 diminuiu as incertezas políticas, o que é bom para os investimentos e para a economia em geral.

No estudo em junho, a OCDE havia afirmado que a recessão profunda no Brasil continuaria neste ano e no próximo em um contexto de grande incerteza política, que também reduz a probabilidade de aceleração das reformas.

Novo governo

Na opinião do economista, muitas das medidas anunciadas pelo governo do presidente Michel Temer vão na direção certa e correspondem a recomendações feitas pela OCDE no passado. Ele cita o exemplo da reforma da Previdência, em estudo.

É muito importante o Brasil avançar nessa questão. O sistema previdenciário não será sustentável no futuro com os parâmetros atuais, diz, acrescentando ser necessário elevar a idade da aposentadoria no Brasil. Os brasileiros se aposentam muito cedo em comparação com outros países.

O economista ressalta que ainda é cedo, no entanto, para saber até que ponto vai ser possível gerar consenso político mais amplo para aprovar as medidas.

A OCDE também recomenda rever os mecanismos de indexação da aposentadoria mínima e outros benefícios sociais atrelados ao salario mínimo, por considerar que não é um bom indexador para os benefícios sociais.

Para a OCDE, o Brasil deve aumentar os gastos com o Bolsa Família e não reduzi-los.

Seria importante o Brasil redirecionar os recursos dos benefícios sociais e se concentrar nos benefícios que têm grande impacto sobre a redução da pobreza e da desigualdade, como o Bolsa Família, afirma Arnold.

Arnold diz ainda que a perspectiva em relação à inflação também é mais favorável do que há alguns meses. A inflação deve continuar a trajetória de queda e se aproximar da meta, o que provavelmente poderá abrir espaço para a redução da taxa básica de juros.

Ele também prevê que, em 2017, poderá haver crescimento econômico de um trimestre para outro no Brasil, embora o PIB anual ainda deva fechar em queda de 0,3%, como afirma o estudo divulgado nesta quarta.

A economia mundial deverá crescer um pouco menos neste ano: 2,9%. Em 2015, o índice foi de 3,1%. A organização revisou levemente para baixo suas previsões de junho, quando havia estimado um crescimento de 3%.

Em 2017, a expectativa é de crescimento de 3,2%, menor do que os 3,3% do relatório de junho.

Fonte: BBC Brasil


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Famílias gastam mais com saúde do que o governo, diz IBGE

As despesas com serviços de saúde no Brasil atingiram R$ 283,6 bilhões em 2009, o que correspondeu a 8,8% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Notícias Gerais, por Redação

Após crise com emendas, governo de SP cadastra ONGs

Quatro meses depois de as suspeitas sobre negociação de emendas em São Paulo virem à tona, o governo estadual lançou duas medidas para tentar dar transparência a seus gastos: um cadastro de entidades com as quais mantém convênios e um portal que reúne informações sobre despesas do Estado.

Notícias Gerais, por Redação

América Latina deverá crescer 4,3% em 2011 e 3,7% em 2012

As economias latino-americanas crescerão 4,3% em 2011 e 3,7% em 2012, refletindo as incertezas e a volatilidade mundial, estima um relatório da Cepal (Comissão Econômica para América Latina e Caribe).

Notícias Gerais, por Redação

Pesquisadores desenvolvem vacina contra Aids com 90% de eficácia

Uma equipe de pesquisadores espanhóis criou um protótipo de vacina contra o HIV "muito mais potente" que os desenvolvidos até agora. Os testes conseguiram uma resposta imune para 90% das pessoas sadias que foram expostas ao vírus.

Notícias Gerais, por Redação

Bancários podem começar greve nacional a partir de amanhã

A categoria dos bancários realiza nesta segunda-feira, a partir das 19h (hora de Brasília), uma série de assembleias para decidir o início de uma greve nacional a partir de amanhã.

Deixe seu Comentário:

=