Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 29/05/2012

Brasil terá açúcar que não engorda e não provoca cáries

Imagine um açúcar que você pode comer sem culpa, pois não engorda e não provoca caries? Pois bem, em pouco tempo esse milagre da ciência estará disponível para os brasileiros. O melhor é que esse açúcar, chamado de FOS (sigla para fruto-oligossacarídeos), poderá ser usado por diabéticos. No Brasil, o FOS será produzido graças a um novo método de fabricação que foi desenvolvido na Universidade de Campinas (Unicamp).

Mas, qual é o segredo do FOS? A ciência responde: o tamanho de sua molécula. Como essa é muito grande, nosso organismo não consegue quebrá-la e o açúcar passa a ser absorvido apenas pelos micro-organismos que vivem na parte final do intestino, tendo também papel probiótico.

O FOS também pode ajudar no tratamento de algumas enfermidades, como problemas de absorção de cálcio, diabetes e câncer. O açúcar também não é quebrado na boca, o que protege contra as cáries e as placas dentárias.

Elizama de Oliveira, responsável pelo estudo, explica que a técnica usa uma liga de nióbio (um minério usado em alguns tipos de aços inoxidáveis) e de grafite para imobilizar a enzima que irá produzir o açúcar. Com a enzima imobilizada, forma-se um xarope rico em oligossacarídeos, sacarose, frutose e glicose. Esse xarope passa por uma purificação que separa tais componentes. O que origina o FOS são os oligossacarídeos.

O FOS já é utilizado em países como Estados Unidos e Japão, mas tem custo muito elevado no Brasil. Com o desenvolvimento do produto no país, espera-se que os custos sejam diminuídos.

Fonte: Sis Saúde


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil supera meta de crescimento de doadores

Investimentos para ampliação dos transplantes e captação de órgãos contribuem para o crescimento da assistência no SUS

Saúde Empresarial, por Redação

Venda de genéricos aumenta 14,80% em maio deste ano

De acordo com os dados do IMS Health, em maio as vendas de medicamentos tiveram um aumento de 14,80% em relação ao mês de abril deste ano. Ainda, segundo a pesquisa,

Saúde Empresarial, por Redação

Médicos brasileiros adotam técnica que congela osso para tratar câncer

Médicos brasileiros estão usando uma técnica de congelamento para tratar câncer nos ossos. Ainda pouco usado no Brasil, o método foi desenvolvido no Japão, onde é aplicado como rotina há 13 anos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Deixe seu Comentário:

=