Publicado por Redação em Notícias Gerais - 28/05/2012

Brasileiros estão identificando mais os tributos pagos

Os brasileiros estão identificando mais os tributos pagos indiretamente sobre produtos e serviços. Ao menos, é o que informa pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Rio de Janeiro), intitulada “Impacto de Tarifas e Tributos”.

De acordo com o levantamento, em 2007, 28% dos brasileiros identificavam o pagamento de tributos indiretos sobre produtos e serviços, número que passou para 57%, no ano passado. A percepção de pagamento de algum tipo de imposto em operações de compra e venda também aumentou, passando de 45% há cinco anos, para 62%, em 2011.

Na opinião do superintendente de Economia e Pesquisa da Fecomércio-RJ, João Gomes, a alta na percepção é resultado do crescimento do consumo da população e do maior acesso ao mercado de trabalho nos últimos anos.

Transparência
A pesquisa da Fecomércio-RJ foi apresentada durante uma audiência da Comissão Especial da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) criada para acompanhar o cumprimento da Lei da Transparência nos gastos públicos no estado e municípios fluminenses.

Para o relator da comissão, deputado Pedro Fernandes (PMDB) a transparência é importante para estimular a cidadania. “Ao entender que paga, e muito caro, em impostos, a população ficará mais rigorosa com o poder público, para que esse dinheiro arrecadado seja revertido em ações”.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dólar opera em alta, com BC e preocupação com os EUA

O dólar comercial passou a operar em alta nesta segunda-feira (14),

Notícias Gerais, por Redação

Empresas pagam 1ª parcela do 13º; confira os melhores investimentos

Até o dia 30 de novembro as empresas devem pagar a primeira parcela do 13º salário e quem está com as contas em dia e pretende investir esse dinheiro para uso em curto prazo deve optar por aplicações mais conservadoras, de acordo com especialistas.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil tem pontos fortes, mas precisa se preocupar com fraquezas, diz Economist

Um artigo na edição desta semana da revista britânica Economist diz que o Brasil tem pontos fortes reais, mas que o governo deveria se preocupar mais com as suas fraquezas.

Notícias Gerais, por Redação

MPE: acordo entre o Sebrae e a CNM deve facilitar a implantação da Lei Geral

Um acordo entre o Sebrae (Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas) e a CNM (Confederação Nacional dos Municípios) promete facilitar a implantação da Lei Geral da MPE (Micro e Pequena Empresa) em todos os municípios nacionais.

Deixe seu Comentário:

=