Publicado por Redação em Notícias Gerais - 28/03/2012

Brics avaliam criar banco conjunto e aproximar bolsas de valores

O grupo Brics (que reúne as potências emergentes Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) deve lançar nesta semana a proposta de um banco conjunto de desenvolvimento, e medidas para aproximar suas bolsas de valores.

Autoridades dizem que as iniciativas vão demorar, já que ainda precisam ser definidos os detalhes. Mas elas marcam um novo grau de ambição para o bloco que reúne cerca de metade da população mundial. O Oriente Médio e a segurança energética também serão discutidos, disseram autoridades.

A sigla Bric foi cunhada em 2001 pelo economista Jim O'Neill, do Goldman Sachs, para descrever a guinada econômica global na direção dos grandes mercados emergentes. A África do Sul aderiu ao grupo em 2010, transformando-o em Brics.

Os países realizaram sua primeira cúpula em 2009, e têm sido criticados como nada além de uma mera sigla, já que têm dificuldades para encontrar uma causa comum dos quatro continentes, com economias, sistemas de governo e prioridades radicalmente diferentes.

O anúncio mais relevante da cúpula desta semana na Índia deve ser a intenção de criar um banco de desenvolvimento nos moldes do Banco Mundial.

A iniciativa permitiria que os países reunissem recursos para obras de infraestrutura e também poderia ser usada, em longo prazo, como instrumento de crédito durante crises financeiras globais como a que assola atualmente a Europa, segundo autoridades.

O ministro brasileiro de Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, disse na semana passada a jornalistas em Brasília que os países devem assinar na cúpula um acordo para estudar a criação do banco.

Fonte: reuters


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Poupança no exterior rende menos da metade que no Brasil

A caderneta de poupança sempre foi alternativa para investidores de perfil conservador. Para quem tem planos fora do Brasil, a lógica é semelhante. A curto ou longo prazo, vale a pena guardar dinheiro em outro país para aplicar em estudos, viagens ou compra de imóveis.

Notícias Gerais, por Redação

MetLife foca no crescimento global

A MetLife irá mudar seu mix de produtos nos Estados Unidos e focar mais no crescimento em mercados internacionais para elevar substancialmente seus ganhos até 2016, informou a maior seguradora de vida dos EUA nesta quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Governo adotará medidas para ajudar indústria-Mantega

Diante do resultado fraco da economia em 2011, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o governo prepara um pacote de medidas para estimular o setor industrial, que abrangerá novas medidas para impedir a sobrevalorização do câmbio.

Notícias Gerais, por Redação

Comissária da ONU pede ação internacional na Síria

A alta comissária de Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, pediu nesta sexta-feira à comunidade internacional que tome providências para proteger a população civil da Síria contra a "implacável repressão" governamental.

Notícias Gerais, por Redação

IBGE revisa para 0,3% queda do PIB brasileiro de 2009

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou, para cima, a taxa de queda do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2009. A soma de todos os bens e serviços produzidos no país caiu 0,3% naquele ano, em vez da redução de 0,6% divulgada anteriormente.

Deixe seu Comentário:

=