Publicado por Redação em Dental - 11/10/2013

Britânico tem cegueira revertida graças a implante de dente no olho


De acordo com o site www.news.com.au, Ian Tibbetts, um britânico de 43 anos, recuperou parte da visão depois de passar por um radical e revolucionário procedimento chamado osteoodontoqueratoprótese — ou OOKP —, que consiste no implante de uma espécie de córnea artificial desenvolvida a partir de um fragmento de dente.

Tibbetts participou de um documentário produzido pela BBC e contou que teve a córnea dilacerada durante um acidente de trabalho, que o deixou cego. Depois de tentar outras opções para recuperar a visão, o britânico decidiu passar pelo complexo procedimento, que foi realizado em um hospital de Brighton, na Inglaterra.

Conforme descreveu, a cirurgia foi levada a cabo em duas etapas, sendo que a primeira consistiu em remover um dente e uma parte do maxilar de Tibbets e inserir uma lente dentro do dente com uma broca. Posteriormente, o dente com a lente foi colocado sob um dos olhos de Tibbetts durante alguns meses para que se mantivesse vascularizado e desenvolvesse os tecidos necessários.

A segunda etapa consistiu em remover parte da córnea danificada do britânico e implantar o dente no olho. Como essa estrutura foi criada a partir de tecidos do próprio paciente, o risco de rejeição é minimizado. O dente então funciona como uma espécie de suporte que mantém a lente no lugar. Tibbetts foi recuperando a visão gradualmente, e hoje ela é equivalente a 40% do normal.

 

Fonte: http://www.jornaldosite.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Dentes caírem não é normal, diz especialista

Os dentes não têm data de validade. Isso mesmo, com exceção dos dentes de leite que começam a cair por volta dos seis anos, os dentes foram feitos para permanecerem na boca durante toda a vida.

Dental, por Redação

Melhor idade, melhor sorriso: dicas de como fazer a higiene bucal e cuidar da prótese dentária

O envelhecimento da população brasileira é uma realidade. Segundo pesquisa realizada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os idosos

Deixe seu Comentário:

=