Publicado por Redação em Dental - 19/12/2014

Substâncias magnéticas colaboram no combate à pulpite


A inflamação da polpa do dente, chamada pulpite, é considerada um problema de saúde odontológica global. Segundo pesquisadores americanos, os procedimentos do tratamento são doloridos, agressivos e o custo é alto. Cientistas americanos do College Park, cidade de Maryland, no Condado de Prince George's, desenvolveram uma técnica que segundo eles, acreditam convulsionar o tratamento da doença. O novo método é menos agressivo e utiliza nano partículas, feitas de substâncias magnéticas como o ferro, que leva agentes terapêuticos até a poupa.

Os pesquisadores da Universidade de Odontologia de Maryland aplicaram medicação local na polpa e em seguida o medicamento de nano partículas, direcionando-as por tubos dentários até que chegue à polpa por campos magnéticos. O esquema de matrizes magnéticas é efetivo em ambos: dente e mandíbula.

Experimentos introdutórios em dentes humanos extraídos mostram que o método de matrizes magnéticas conduziu as partículas até a câmara pulpar em torno de 30 minutos. Ainda que o tamanho das nano partículas seja muito reduzido, elas são capazes de levar quantidade efetiva do medicamento.

A sugestão dos cientistas é utilizar esteroide nas inflamações da polpa, que também poderiam ser tratadas e mostrar efeito para demais condições que abalam os dentes como, por exemplo, abscessos e sensibilidade. Os pesquisadores indicam os tratamentos locais com anestesias e antibióticos.

Experimentos dos pesquisadores apontam que as nano partículas revestidas de amido não foram atingidas pelo sistema imunológico. Os cientistas americanos estão determinados em tentar melhorar o biorevestimento mais compatível e a dimensão das nano partículas.

Fonte: www.apcd.org.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Agenesia: falha genética diminui os dentes da arcada

A agenesia não é considerada uma doença, é uma anomalia dentária m que ocorre a ausência de um ou mais dentes na arcada

Dental, por Redação

Traumas em dente de leite influenciam a nova dentição

Marcar uma consulta com o dentista assim que o primeiro dente do bebê nascer, pode garantir uma vida adulta sem problemas com a saúde bucal.

Dental, por Redação

Contraceptivos injetáveis podem ser prejudiciais para os dentes e gengivas

Contraceptivos injetáveis a base de progesterona podem estar associados com má saúde periodontal, segundo uma pesquisa publicada na edição de fevereiro de 2012 do Journal of Periodontology.

Dental, por Redação

Infecções bucais de bebês podem ser evitadas

Pais precisam higienizar a boca da criança

Deixe seu Comentário:

=